Ordem dos Arquitectos com mais cinco secções regionais

Estruturas regionais no centro, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira juntam-se às já existentes em Lisboa e no Porto.

Foto
Sede da actual secção regional do norte da Ordem dos Arquitectos Martin Henrik

A Ordem dos Arquitectos aprovou no sábado a criação de sete secções regionais, o que significa que pela primeira vez estes profissionais estarão representados em todo o território português, disse hoje à Lusa o presidente da Assembleia de Delegados, Avelino Oliveira.

Segundo Avelino Oliveira, a proposta de regulamento referente à organização e ao funcionamento das estruturas regionais e locais foi aprovada por maioria simples na assembleia realizada este sábado e vai traduzir-se na criação de secções regionais no centro, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira, que se juntam às já existentes em Lisboa e no Porto.

“É um marco histórico para a Ordem dos Arquitectos que, pela primeira vez em dezenas de anos de vida associativa, cumpre o que está previsto em estatutos”, disse, acrescentando que se trata de “um processo de grande aproximação aos seus membros, que vai ser absolutamente decisivo”.

Segue-se agora um processo eleitoral, que deverá começar dentro de uma semana e concretizar-se em 90 dias.

A aprovação da proposta de regulamento referente à organização e ao funcionamento das estruturas regionais e locais da Ordem dos Arquitectos aconteceu após a divulgação da carta aberta “Porque é que a Ordem dos Arquitectos não convoca eleições?”, publicada em 16 de Janeiro no PÚBLICO e subscrita por dezenas de profissionais como Alexandre Alves Costa, Álvaro Siza, Eduardo Souto de Moura, Gonçalo Byrne, Manuel Aires Mateus, Helena Roseta, João Luís Carrilho da Graça, Inês Lobo, Susana Rosmaninho e Filipa Roseta.

A criação do novo regulamento decorre da aprovação dos estatutos da Ordem dos Arquitectos, em 2015, que apontavam já para a multiplicação das secções. Os estatutos foram criados no mandato da direcção nacional anterior, liderada pelo arquitecto João Santa Rita.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários