Jerónimos e Torre de Belém: daqui partiu Portugal em direcção ao mundo

Os Jerónimos e a Torre de Belém são um “testemunho único e excepcional da civilização e cultura dos séculos XV e XVI”, símbolos da visão (e estilo arquitectónico) de um monarca que sonhou criar a partir de Lisboa um novo império. Da expansão marítima à pressão turística, a história do país vislumbra-se daqui. Um passeio da série Portugal Património Mundial.

Fotogaleria
Mosteiro dos Jerónimos
Fotogaleria
Mosteiro dos Jerónimos
Fotogaleria
Fotogaleria
Torre de Belém
Fotogaleria
Torre de Belém
Fotogaleria
Fotogaleria

É segunda-feira, único dia da semana em que tanto o claustro do Mosteiro dos Jerónimos quanto a igreja de Santa Maria de Belém, adjacente e (por enquanto) de entrada gratuita, estão encerrados ao público. Aproveita-se a folga para fazer limpezas, pequenos trabalhos de conservação, uma formação para guias profissionais. Mas basta que uma fresta se entreabra para que, em segundos, um grupo de estrangeiros entre sorridente, de câmaras fotográficas ao pescoço e telemóveis a postos. Pela sacristia quando a missa termina. Pelo Portal Sul assim que deixamos a porta encostada para vir admirar a fachada virada ao rio Tejo.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar