Morreu o holandês Edwin Straver, que estava em estado crítico após queda no Dakar

No total, e contabilizando já a morte de Paulo Gonçalves, o Dakar tirou a vida a 76 pessoas ao longo da sua história.

Rally Dakar 2020
Fotogaleria
Edwin Straver durante uma prova Reuters/Hamad I Mohammed
,Dakar
Fotogaleria
Edwin Straver durante uma prova Reuters/Hamad I Mohammed
,Rally
Fotogaleria
Edwin Straver durante uma prova Reuters/Hamad I Mohammed

O piloto Edwin Straver (KTM) morreu esta sexta-feira, avança o jornal espanhol El País. O holandês estava há uma semana em coma, depois de um acidente na penúltima etapa do Rally Dakar, e não resistiu aos ferimentos esta madrugada. Esta é a segunda vítima mortal do Dakar, depois do português Paulo Gonçalves.

O motard holandês, que foi campeão da categoria Original by Motul em 2019, para amadores, foi encontrado inanimado ao quilómetro 120 dos 379 previstos, a 16 de Janeiro. O piloto português Mário Patrão (KTM) foi o primeiro a parar e a chamar ajuda para auxiliar Edwin Straver. “Estava a ir no meu ritmo e ao quilómetro 120, enquanto estava a tentar encontrar um waypoint [ponto de passagem obrigatória], vi um piloto caído, chamei de imediato a equipa médica e estive a prestar auxílio até à sua chegada. Senti a pulsação no pescoço dele assim que me aproximei, mas, de repente, deixei de sentir”, contou o piloto de Seia no final da tirada.

Edwin Straver esteve em paragem cardíaca durante dez minutos antes de ser reanimado pelos médicos da prova, que, entretanto, chegaram ao local.

“Foram os dez minutos mais longos da minha vida”, confessou Mário Patrão, que só saiu “quando o entubaram e o levaram”. “Percebi que era muito grave. Ainda tinha pela frente 250 quilómetros de especial para fazer, mas estava psicologicamente arrasado com o que tinha acabado de suceder, e o meu corpo não queria avançar. Subi para a moto sem saber como estaria o Edwin. Felizmente consegui terminar e chegar ao bivouac”, concluiu Mário Patrão. 

A edição deste ano do Dakar já ficara ensombrada pela morte de Paulo Gonçalves. Durante a 7.ª etapa da prova, uma queda ao quilómetro 276 da tirada tirou a vida ao português de 40 anos. Gonçalves foi encontrado pela equipa médica inconsciente e em paragem cardiorrespiratória. O alerta foi dado às 10h08 horas locais, menos três em Lisboa, e foi enviado de imediato um helicóptero que chegou junto do piloto às 10h16. Após sucessivas tentativas de reanimação, o óbito foi declarado no hospital de Layla, na Arábia Saudita.

No total, e contabilizando já a morte de Paulo Gonçalves, o Dakar tirou a vida a 76 pessoas. Só entre pilotos foram 30 os que não regressaram a casa.

Sugerir correcção
Comentar