Monte Carlo: Tänak despista-se e Ogier assume liderança

Estónio sofreu acidente aparatoso e, por precaução, foi hospitalizado. Toyota venceu cinco especiais, com Evans em destaque.

Foto
DR

O abandono do campeão do mundo, Ott Tänak (Hyundai), na segunda classificativa (SS4), e o domínio quase absoluto da Toyota, com cinco vitórias em seis especiais, marcaram esta sexta-feira o segundo dia de prova da 88.ª edição do Rali de Monte Carlo — primeira competição do calendário WRC de 2020.

Ott Tänak e Martin Järveoja sofreram uma violenta saída de estrada ao quilómetro 9,2 do troço entre Saint-Clément e Freissinières (20,68 km), acidente de que resultaram danos irrecuperáveis no Yaris, que só se imobilizou depois de um “mergulho” de cerca de 100 metros.

Apesar do aparato, não houve consequências físicas para piloto e co-piloto, que saíram da viatura pelo próprio pé, tendo sido observados no hospital, onde Tänak e Järveoja permanecerão esta noite, por precaução, conforme anunciou a equipa coreana.

A Hyundai fica, assim, sem o seu campeão neste regresso do Mundial de ralis, tendo ainda visto o líder do primeiro dia, o belga Thierry Neuville, baixar duas posições.

Com o galês Elfyn Evans a dominar a manhã, somando três vitórias nas três primeiras especiais (Curbans-Venterol 1, ​Saint-Clément-Freissinières e ​Avançons-Notre Dame du Laus), a Toyota reforçou a superioridade com mais duas classificativas ganhas por Sébastien Ogier.

O francês assumiu, de resto, o comando do rali que venceu, consecutivamente, nos últimos seis anos. A equipa nipónica só não reclamou a última especial (SS8) do dia, garantida por Neuville, que ocupa o terceiro lugar da geral, a 6,4 segundos de Ogier e a 5,2s de Evans, enquanto o quarto classificado, Sébastien Loeb (Hyundai) surge já a 1m06,9s.

Sugerir correcção
Comentar