Elsa e Fabien causaram danos no valor de 34 milhões de euros

A Associação Portuguesa de Seguradores diz que o montante dizem respeito aos “valores pagos e provisionados” na sequência do mau tempo que causou danos em habitações, linhas de comboio, vias rodoviárias e na rede eléctrica.

Foto
Entre 18 e 21 de Dezembro, registaram-se mais de 11 mil ocorrências, na maioria inundações e quedas de árvores Adriano Miranda

A Associação Portuguesa de Seguradores (APS) revelou esta quarta-feira que as tempestades Elsa e Fabien, que atingiram Portugal em Dezembro, provocaram danos estimados de 34 milhões de euros em “quase 17 mil sinistros cobertos por apólices de seguros”.

Num comunicado em que actualiza os “danos cobertos por contratos de seguro”, a APS destaca estar em causa uma duplicação “face ao apuramento anterior, de 31 de Dezembro de 2019, em que se tinham registado 10 mil sinistros e um valor agregado de danos de 18 milhões de euros”.

Os 34 milhões de euros da actualização feita esta quarta-feira dizem também respeito ao “valor agregado de danos”, ou seja, “valores pagos e provisionados”, na sequência do mau tempo que provocou três mortos, deixando 144 pessoas desalojadas e outras 352 deslocadas por precaução, sobretudo na zona Centro, com as inundações provocadas pelo rio Mondego.

O mau tempo provocado pela tempestade Elsa, entre 18 e 20 de Dezembro, a que se juntou no dia 21 a depressão Fabien, provocou danos em habitações, linhas de comboio, vias rodoviárias e na rede eléctrica, afectando a distribuição de energia a milhares de pessoas, em especial na região Centro. Na ocasião, registaram-se mais de 11.600 ocorrências, na maioria inundações e quedas de árvores.

Sugerir correcção
Comentar