Porto é uma das melhores cidades pequenas para a Monocle

A lista de 20 cidades pequenas da Monocle elege Lausanne, Boulder e Bergen como as melhores para quem goste do ambiente citadino, mas como espaço para respirar. O Porto é descrito como um caldeirão de criatividade que deveria investir mais no seu centro histórico.

Foto
A cidade portuguesa é traçada como sendo próxima da moda e dos criadores de mobília, atraindo designers, com “o sol e a cozinha líder em todo o mundo a encorajar os estrangeiros a assentar no Porto” Nelson Garrido

O Porto foi escolhido pela revista internacional Monocle como a nona melhor cidade pequena do mundo para se viver com calma, mas com todos os serviços por perto. É uma cidade com sol, “uma cozinha líder”, um “caldeirão cultural de criatividade”, que passou de ser uma “cidade adormecida para ser uma alternativa espirituosa a Lisboa”.

Na edição de Janeiro da revista, a cidade portuguesa é traçada como sendo próxima da moda e dos criadores de mobília, atraindo designers, com “o sol e a cozinha líder em todo o mundo a encorajar os estrangeiros a assentar no Porto”. É ideal “para amantes de praia” – sobretudo para quem não se acanha perante a temperatura da água do Atlântico – e, além do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, tem um comboio até Vigo, em Espanha, que permite ligar-se a comboios de alta velocidade.

Foto
Paulo Pimenta

“Há 15 anos, esta era uma cidade em declínio por causa da economia vacilante de Portugal, mas houve uma mudança de prioridades que propulsionou o Porto: o restauro do centro histórico, empedrado e coberto de azulejos, os gastos em infra-estruturas e a abertura ao investimento estrangeiro”, escreve a revista. Ainda assim, “precisa de mais dinheiro para modernizar o seu centro histórico; muitos edifícios estão devolutos”.

Basileia, Boulder, Bergen

“Será possível ter tudo – o trabalho, a vida social, a família, um aeroporto com boas ligações – longe da capital num sítio mais aconchegado?” A Monocle acredita que sim e escolheu 20 cidades para a sua lista na primeira edição de 2020: em primeiro lugar está Lausana, na Suíça, por ser “pequena o suficiente para ser familiar, grande o suficiente para se poder viver”, uma cidade de excelência e com diversidade – ainda que a habitação seja particularmente cara.

Em segundo lugar está a cidade de Boulder, no estado do Colorado, nos Estados Unidos, e em terceiro Bergen, na Noruega. A lista tem duas cidades suíças (Lausana e Basileia), duas dos Estados Unidos (Boulder e Savannah) e duas alemãs (Aachen e Potsdam); os restantes países só aparecem mencionados uma vez. Em Espanha, foi dado destaque à cidade basca de San Sebastián. 

Para esta lista de cidades pequenas, a Monocle analisou as cidades com cerca de 200 mil habitantes que funcionassem como um “ponto ideal” em termos de equilíbrio social e de diversidade cultural, sendo simultaneamente pitorescas. Da lista foram excluídas cidades que não tenham ligação a aeroportos internacionais, um sistema de transportes públicos eficiente e um governo local “progressista e moradores acolhedores”. Foi também analisada a taxa de criminalidade, esperança média de vida e a qualidade das universidades – e se é possível arranjar-se um bom café às 6h ou estar a dançar às 2h.

As 20 cidades pequenas em destaque:

  1. Lausana, Suíça;
  2. Boulder, Estados Unidos;
  3. Bergen, Noruega;
  4. Hobart, Austrália;
  5. Chigasaki, Japão;
  6. Bolzano, Itália;
  7. Bordéus, França;
  8. Innsbruck, Áustria;
  9. Porto, Portugal;
  10. Aachen, Alemanha;
  11. Reiquejavique, Islândia;
  12. Savannah, Estados Unidos;
  13. Potsdam, Alemanha;
  14. Basileia, Suíça;
  15. Chiang Mai, Tailândia;
  16. Victoria, Canadá;
  17. San Sebastián, Espanha;
  18. Eindhoven, Países Baixos;
  19. Bath, Reino Unido;
  20. Allbord, Dinamarca.

Menções honrosas:

  • Wiesbaden, Alemanha;
  • Trieste, Itália;
  • Haarlem, Países Baixos;
  • Anápolis, Estados Unidos;
  • Salzburgo, Áustria.
Sugerir correcção
Ler 4 comentários