Portugal perde e está fora das “meias” do Europeu de andebol

A selecção portuguesa de andebol ainda chegou ao intervalo a vencer a Eslovénia, mas cometeu muitos erros no ataque e acabou derrotada, por 29-24.

Foto
Axel Heimken/kolektiffimages

Do outro lado estava uma selecção que marca presença no 12.º Europeu em 14 possíveis, que tinha vencido o Grupo F da ronda preliminar com vitórias em todos os jogos e tinha ao seu dispor jogadores da qualidade de Klemen Ferlin, Jure Dolenec ou Miha Zarabec, mas durante 45 minutos Portugal mostrou ter trunfos suficientes para vencer mais um favorito no Campeonato da Europa e chegar ao último dia do Grupo II da ronda principal da competição na luta por um lugar nas meias-finais.

Porém, um último quarto de jogo repleto de erros ofensivos (apenas três golos marcados) deitou por terra qualquer esperança portuguesa. Com a derrota frente à Eslovénia, por 29-24, Portugal está fora do top-4, mas ainda pode chegar à discussão do 5º lugar.

Em Malmö, na Suécia, a equipa comandada por Paulo Pereira não acusou a pressão de estar obrigada a vencer para manter as possibilidades de chegar às meias-finais e a 10 minutos do final da primeira parte, liderava o marcador, por 11-9. Os portugueses, no entanto, exibiam já dificuldades no ataque, permitindo intercepções de bola aos eslovenos que foram aproveitando para assumir o comando (14-12).

Os erros ofensivos iam sendo, todavia, camuflados por Alfredo Quintana, que com mais uma exibição de grande nível ia parando as investidas da Eslovénia, permitindo que Portugal chegasse ao intervalo na frente, por um golo (15-14).

Na segunda parte bastaram 30 segundos para que surgisse o primeiro turnover português (no final foram 14 para Portugal, contra apenas seis dos eslovenos), mas Quintana manteve a selecção portuguesa na discussão da vitória até aos 45 minutos, altura em que a Eslovénia reassumiu a liderança (22-21).

A partir daí, os jogadores da equipa nacional começaram a denotar muito nervosismo e não conseguiram tirar proveito do ataque 7x6, enquanto a formação liderada pelo técnico sueco Ljubomir Vranjes, quase sempre com Jure Dolenec em evidência - o jogador do Barcelona terminou a partida com seis golos e foi considera o homem do jogo -, mostrava-se mais eficiente no ataque, conseguindo nos últimos 15 minutos um parcial de 8-3.

Apesar da derrota e de estar fora das meias-finais, Portugal mantém ainda possibilidades de disputar o torneio de qualificação olímpico, estando, porém, dependente dos resultados dos outros jogos do Grupo II que ainda se vão disputar nesta terça-feira.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários