Cinema, música e gastronomia para celebrar os cem anos de Federico Fellini

Realizador de La Dolce Vita vai estar no centro da programação da 13.ª edição da Festa do Cinema Italiano, que terá lugar de 1 a 9 de Abril.

Foto
Federico Fellini e Marcello Mastroianni no Festival de Veneza DR

Uma retrospectiva integral, um concerto e um “cine-jantar” são algumas das iniciativas para assinalar, a partir de Abril, em Portugal, o centenário do nascimento do realizador italiano Federico Fellini (1920-1993), anunciou esta terça-feira a Festa do Cinema Italiano.

Segundo a organização, o programa Fellini 100 vai juntar, “ao longo do ano e um pouco por todo o país”, uma série de eventos para que o público português conheça o “genial inventor e grande mestre do cinema italiano”.

Está prevista uma retrospectiva integral da obra de Fellini na Cinemateca Portuguesa, com cópias restauradas, e a reposição “nas salas portuguesas, cineclubes e auditórios do país” de filmes emblemáticos do cineasta, nomeadamente La Dolce Vita (1960), Fellini 8 1/2 (1963) e A Estrada (1954), protagonizado pela mulher, Giulietta Masina (1921-1994).

A Cinemateca acolherá também uma exposição de fotografia sobre a relação artística entre Fellini e o actor italiano Marcello Mastroianni (1924-1996) e repartirá, com o Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, uma mostra de reproduções de Il libro dei sogni, um diário visual que o cineasta manteve a partir dos anos 1960. Estes dois organismos culturais programarão, também em Abril, uma mesa-redonda sobre Fellini, estando confirmada a presença de Gianfranco Angelucci, que foi assistente e colaborador do realizador, e os críticos Paolo Fabbri e Lorenzo Codelli.

No segundo semestre deste ano haverá um concerto, com uma orquestra portuguesa ainda a anunciar, dedicado à música do compositor italiano Nino Rota (1911-1979) para os filmes de Fellini. “Percursos didácticos inspirados no universo de Federico Fellini” e um “cine-jantar inspirado nas receitas favoritas do realizador” são duas outras iniciativas planeadas.

A Festa do Cinema Italiano cumprirá a 13.ª edição de 1 a 9 de Abril.

Sugerir correcção
Comentar