Registadas mais de 450 ocorrências devido ao vento, a maioria queda de árvores

Os distritos mais afectados foram Coimbra (mais de 160 ocorrências) e Viseu. Uma pessoa ficou ferida com gravidade em Tondela devido à queda de uma árvore.

Foto
As rajadas de vento poderão chegar aos 110 km/h em alguns distritos Sergio Azenha

A Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) registou 459 ocorrências relacionadas com o vento forte entre as 00h e as 12h desta segunda-feira. A maioria das ocorrências são quedas de árvores que não causaram vítimas.

“Os distritos mais afectados são Coimbra, Viseu e Castelo Branco. Registámos entre as 0h e as 12h desta segunda-feira 459 ocorrências, 364 das quais são quedas de árvores”, disse ao PÚBLICO o comandante Carlos Pereira. Adiantou ainda que ocorrências registadas dizem respeito à queda de estruturas. No total, em Coimbra foram registadas 167 ocorrências, em Viseu 80 e em Castelo Branco 75.

A mesma fonte avançou ainda que em Tondela, no distrito de Viseu, a queda de uma árvore em cima de um veículo provocou um ferido grave.

Segundo disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Coimbra, partes dos concelhos de Tábua e Oliveira do Hospital estão sem electricidade. Segundo o mesmo, não há nenhuma estrada principal cortada devido à queda de estruturas ou de árvores.

A agência Lusa constatou, no local, a queda da cobertura de um edifício na Pedrulha, em Coimbra, que acabou por ir para a via pública, onde danificou algumas viaturas e levou ao corte da estrada. Já junto à Universidade de Coimbra, na rua de acesso ao Instituto Nacional de Medicina Legal, uma árvore de grande porte caiu, danificando carros e impedindo a circulação de carros naquele local.

Catorze distritos de Portugal continental estão esta segunda-feira sob aviso amarelo devido à previsão de vento moderado a forte de norte/nordeste, por vezes com rajadas até 80 quilómetros por hora, podendo atingir os 110 quilómetros por hora nas terras altas.

Nos distritos de Bragança, Évora, Faro, Vila Real, Setúbal, Lisboa, Leiria, Beja e Portalegre o aviso amarelo vai estar em vigor até às 18h de segunda-feira e em Viseu, Guarda, Castelo Branco e Coimbra até às 12h de terça-feira. O aviso amarelo traduz situações de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.

Nos distritos em que as rajadas poderão atingir os 110 quilómetros/hora (Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra) o aviso amarelo estará patente até às 18h de terça-feira, indicou o IPMA.

O aviso amarelo é o terceiro mais grave, depois do vermelho e do laranja, e configura “uma situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica”, que requer “acompanhar a evolução das condições meteorológicas”.

Sugerir correcção
Comentar