Alterações climáticas

As ilustrações surreais de uma Terra consumida pelas águas do mar

World Underwater é a série de imagens digitais em que o artista reflecte sobre a forma como as alterações climáticas podem mudar a Terra no futuro.

Big City Pipe Dream Hayden Clay
Fotogaleria
Big City Pipe Dream Hayden Clay

Um metropolitano que parece um barco com uma infiltração no meio de uma tempestade, uma sala de cinema alagada ou um sinal STOP quase “engolido” pelo rio (numa imagem ironicamente chamada Sign of the Times). São estes alguns dos trabalhos que compõem o projecto World Underwater, onde o fotógrafo e artista visual Hayden Clay imagina um futuro em que a subida do nível médio das águas do mar assumiu proporções incontroláveis e mudou a vida na Terra como a conhecemos.

Clay passou férias em Veneza quando a cidade estava a tentar recuperar das cheias de Novembro de 2019 que fizeram com que o presidente da câmara, Luigi Brugnaro, declarasse estado de emergência. O artista revela ao It’s Nice That que ficou “surpreendido” por “aprender como a cidade se prepara” para estes desastres naturais, e quis olhar também para a forma como “recupera” dos mesmos. Com ruas transbordadas e consumidas pela lagoa, houve uma questão que não lhe saiu da cabeça: “E se o resto do mundo vivesse assim?”

Essa viagem serviu como ponto de partida para World Underwater. As cores suaves que Hayden Clay escolhe para criar as imagens no programa Cinema 4D parecem saídas de um sonho, algo que o próprio artista reconhece nalgumas ilustrações (“No smoking on the train. But it’s your dream, so feel free to smoke”, pode ler-se na imagem Sunset Pipe Dream), mas há um intranquilo pesadelo que se manifesta por debaixo dos calmos tons de rosa.

O artista conta ao P3 que a ideia de conferir à série de ilustrações este tom surreal foi completamente intencional. “Algumas pessoas perguntam-me por que é que eu não fiz com que as imagens reflectissem o verdadeiro tom das alterações climáticas: destrutivo e doentio”, revela Clay. “Não vi a necessidade de o fazer porque essa já é a nossa realidade. A ciência mostra os factos e para algumas pessoas isso parece não ser suficiente”, conclui. “Por isso acho que vale a pena explorar a arte como um caminho alternativo.”

Com este projecto, explica no site, Clay pretende “gerar uma discussão” sobre o problema das alterações climáticas, fazendo das suas imagens um veículo de consciencialização. Como se a ideia fosse não deixar que um dia estas imagens surreais deixem de o ser.

<i>Sunset Pipe Dream</i>
Sunset Pipe Dream Hayden Clay
<i>Dive-in Theatre</i>
Dive-in Theatre Hayden Clay
<i>Sleep Street Station</i>
Sleep Street Station Hayden Clay
<i>Bathing Culture</i>
Bathing Culture Hayden Clay
<i>Summer Games</i>
Summer Games Hayden Clay
<i>Deep Dreamliner</i>
Deep Dreamliner Hayden Clay
<i>Sign of the Times</i>
Sign of the Times Hayden Clay