Humberto Filizola, professor e futebolista estreante aos 44 anos

No México, tal como na série de animação, o Correcaminos (papa-léguas) levou a melhor sobre o coiote. Foi nesse clube que aconteceu a estreia mais tardia da história do futebol, com um reitor universitário a cumprir o sonho de somar minutos numa partida da primeira divisão.

Foto
Um recorte de um jornal da época com a equipa do Correcaminos onde Filizola surge assinalado DR

Há inúmeros exemplos de carreiras curtas no futebol, mas nenhuma terá sido tão fugaz quanto a de Humberto Filizola. O percurso deste mexicano resumiu-se a apenas 29 minutos no principal escalão do futebol do seu país, uma carreira quase instantânea, que teve início e chegou ao fim no mesmo dia. Dois pormenores ajudam a explicar a sua efemeridade: Filizola tinha 44 anos quanto se estreou como futebolista, e não era profissional, nem nada que se parecesse.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar