Zewlenski rejeita demissão do primeiro-ministro que o criticou pede a demissão após criticar o Presidente numa gravação

Honcharuk foi gravado a dizer que o Presidente tem uma capacidade “primitiva” para perceber de economia.

Foto
Oleksiy Honcharuk Reuters/Gleb Garanich

O primeiro-ministro da Ucrânia, Oleksii Honcharuk, pediu esta sexta-feira a demissão devido à divulgação de uma gravação em que questiona a capacidade do Presidente Volodimir Zelensky para entender a economia. O chefe de Estado rejeitou a demissão.

A gravação foi feita em Dezembro, durante uma reunião informal entre ministros e altos responsáveis do Banco da Ucrânia. Nela, uma voz que parece ser a de Honcharuk diz que determinados documentos sobre o orçamento de Estado devem ser redigidos com explicações simples porque “Zelensky tem um entendimento muito primitivo da economia”. 

Zelensky, um humorista ucraniano muito popular que tinha um programa na televisão em que fazia de Presidente, chegou à chefia do Estado no ano passado.

Honcharuk explicou que pediu a demissão porque a sua confiança no chefe de Estado foi posta em causa. Mas explicou que a gravação está cortada, adensando essa percepção. A gravação “criou a ideia errada de que a minha equipa e eu não respeitamos o Presidente. Não é verdade. Estou neste cargo para concretizar o programa do Presidente.”

Zelensky  recebeu o pedido de demissão e fez saber que ia ponderar se a aceitava ou não - ao fim do dia, rejeitou-a.

"Não tire conclusões precipitadas”, disse Honcharuk à Reuters, que lhe perguntou se está pronto para deixar o cargo. Os analistas viram duas hipóteses na resposta: quis dizer que não há uma crise política, e quis dizer que o caso ainda pode ser sanado e permanecer no lugar.

Jonha Fisher, da BBC, escreveu no Twitter que era possível que Zelensky não tivesse ficado aborrecido com o comentário - afinal, sempre se apresentou como um “homem normal e não como um génio que sabe tudo”, o que o ajudou a ser eleito.

Honcharuk, um independente de 35 anos que já esteve filiado no Servo do Povo, o partido do Presidente, foi nomeado em Agosto depois das legislativas que o partido de Zelensky venceu com maioria absoluta.

Sugerir correcção
Ler 5 comentários