Moody’s mantém rating acima do “lixo” e perspetiva positiva de Portugal

A agência assinala o “declínio do ‘fardo’ da dívida pública a uma velocidade maior do que o anteriormente antecipado” e “a perspectiva de melhorias sustentadas na saúde do sector bancário português”.

Foto
A próxima avaliação da Moody"s à notação financeira da dívida portuguesa ocorrerá em 17 de Julho Reuters/MIKE SEGAR

A agência de rating norte-americana Moody"s manteve esta sexta-feira a notação financeira de Portugal em “Baa3”, acima de lixo, e a perspectiva em positiva, foi hoje divulgado.

De acordo com um comunicado no site da agência, a Moody"s assinala que a notação relativa a Portugal não foi actualizada na data prevista, hoje. Desta forma, mantém-se a notação de “Baa3” e perspectiva positiva que fora anunciada em 9 de Agosto de 2019.

À data, a Moody"s assinalou que a mudança da perspectiva de “estável” para “positiva” se deveu a dois factores: o “contínuo declínio do ‘fardo’ da dívida pública a uma velocidade maior do que o anteriormente antecipado” e “a perspectiva de melhorias sustentadas na saúde do sector bancário português”.

A próxima avaliação da Moody"s à notação financeira da dívida portuguesa ocorrerá em 17 de Julho.

A Moody"s é assim a única agência de rating a deixar a dívida de longo prazo de Portugal apenas um nível acima do “lixo”, já que as restantes agências colocam a notação da dívida nacional ao segundo nível da categoria de investimento.

Em 22 de Novembro de 2019, a Fitch tinha sido a última agência de rating a pronunciar-se sobre a notação financeira da dívida portuguesa, mantendo o “rating” em “BBB”, o segundo nível da categoria de investimento, com perspectiva positiva.

Em 4 de Outubro, a agência de notação financeira canadiana DBRS melhorou o rating da dívida soberana de Portugal de “BBB” para “BBB alto”, com perspectiva estável.

Em 13 de Setembro, também a agência de notação financeira norte-americana Standard & Poor"s (S&P) reviu de “estável” para “positiva” a sua perspectiva sobre o rating de Portugal, mantendo a avaliação da dívida portuguesa em “BBB”.

O rating é uma classificação atribuída pelas agências de notação financeira que avalia o risco de crédito (capacidade de pagar a dívida) de um emissor, que pode ser um país ou uma empresa.

Cada agência de rating tem a sua própria escala de avaliação, mas em todas a melhor classificação é o triplo A (AAA) e as letras C ou D indicam avaliações em que o investimento é considerado de risco ou especulativo (vulgarmente designado “lixo").

Sugerir correcção
Ler 2 comentários