Quatro distritos sob aviso amarelo por causa da chuva forte

Há ainda sete distritos sob aviso amarelo por causa da agitação marítima. O IPMA prevê subida da temperatura para estes dias.

Foto
Andre Rodrigues

Sete distritos de Portugal continental estão nesta quarta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima forte e quatro estão sob aviso amarelo por causa da chuva forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). No Porto, um dos distritos abrangidos pelos dois avisos, a forte precipitação da madrugada desta quarta-feira entupiu as sarjetas e impediu o acesso das viaturas de emergência ao Hospital de Eduardo Santos Silva, em Vila Nova de Gaia. 

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa estão desde as 6h desta quarta-feira e até às 21h de quinta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima, prevendo-se ondas de oeste/noroeste com quatro a cinco metros.

O IPMA colocou também os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e Aveiro sob aviso amarelo devido à previsão de períodos de chuva, por vezes forte, até às 9h desta quarta-feira.

O aviso amarelo traduz situações de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.

Qual o tempo para esta quarta-feira?

O IPMA prevê para esta quarta-feira nas regiões do Norte e Centro céu geralmente muito nublado, diminuindo temporariamente a nebulosidade durante a tarde e aguaceiros, por vezes fortes até meio da manhã no litoral a norte do Cabo Mondego, diminuindo de intensidade e frequência a partir da tarde.

PÚBLICO -
Aumentar

Está também prevista trovoada no litoral a partir da manhã e possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela até ao fim da manhã. A previsão aponta também para vento fraco a moderado do quadrante sul, soprando por vezes forte no litoral, com rajadas até 80 quilómetros por hora a norte do Cabo Mondego até ao início da manhã.

Nas terras altas, prevê-se vento moderado a forte do quadrante sul, por vezes com rajadas até 100 quilómetros por hora até ao início da manhã. O IPMA prevê também subida da temperatura.

Na região Sul prevê-se céu geralmente muito nublado, diminuindo a nebulosidade a partir da tarde e aguaceiros, que podem ser acompanhados de trovoada a partir da manhã, diminuindo de intensidade e frequência a partir da tarde.

O IPMA prevê ainda vento fraco a moderado do quadrante sul, soprando por vezes forte no litoral oeste até ao início da manhã, e sendo moderado a forte nas terras altas e subida da temperatura, em especial da mínima.

As temperaturas mínimas vão variar entre os 5 graus Celsius (na Guarda) e os 14 (em Lisboa) e as máximas entre os 8 (na Guarda) e os 18 (Faro, Setúbal, Santarém e Leiria).

Sugerir correcção
Comentar