Ex-autarca CDU candidata-se como independente à Câmara de Palmela

O antigo autarca eleito pela CDU vai candidatar-se por um grupo independente de cidadãos à câmara de Palmela, onde a CDU governa desde as primeiras eleições autárquicas após a Revolução de Abril de 1974.

Foto
Carlos Santos quando estava à frente da câmara de Setúbal RG RUI GAUDENCIO/ PUBLICO

O ex-presidente da Câmara de Palmela Carlos de Sousa revelou esta quarta-feira que vai recandidatar-se ao cargo como independente nas próximas eleições autárquicas, 19 anos depois de ter liderado os destinos daquele concelho do distrito de Setúbal pela CDU.

“Vou candidatar-me novamente a presidente da Câmara de Palmela, liderando um grupo independente de cidadãos”, anuncia o antigo autarca eleito pela CDU, numa carta a que a agência Lusa teve acesso e que vai ser enviada esta semana à população do concelho pelo grupo de cidadãos independentes – Movimento de Cidadãos pelo Concelho de Palmela.

“Sou o mesmo homem, com a mesma energia e dinâmica, os mesmos sonhos, mas com mais experiência enquanto gestor e enquanto ser humano”, acrescenta, na missiva, Carlos de Sousa, que, além de presidente da Câmara de Palmela (1994/2001), foi igualmente presidente da Câmara de Setúbal (2001/2006), cargo que acabou por abandonar pouco depois de ter sido reeleito para um segundo mandato, em rota de colisão com o próprio partido, o PCP, que, entretanto, também deixou.

O antigo autarca comunista revela ainda que, ao longo dos últimos 14 anos, desde que deixou o município de Setúbal, declinou vários convites para se recandidatar, como independente, à presidência das câmaras municipais de Palmela e Setúbal.

Residente no concelho de Palmela, Carlos Manuel Barateiro de Sousa, de 68 anos, é, actualmente, presidente do Centro Social de Palmela e do Centro Jovem Tabor, em Setúbal.

Além da presidência dos dois municípios, Carlos de Sousa foi coordenador de dois planos de desenvolvimento regional - Plano Integrado de Desenvolvimento do Distrito de Setúbal e Plano Estratégico de Desenvolvimento da Península de Setúbal.

Já depois de se afastar do PCP, em 2006, Carlos de Sousa liderou vários projectos de desenvolvimento estratégico em Cabo Verde (2007-2010), em Angola (2013-2015) e Moçambique (2016).

Nas próximas eleições autárquicas, em 2021, Carlos de Sousa deverá ter como principal adversário o candidato designado pelo antigo partido, o PCP, principal força política da Coligação Democrática Unitária, que governa o concelho de Palmela com maioria absoluta desde as primeiras eleições autárquicas após a Revolução de Abril de 1974, com excepção do actual mandato, em que obteve apenas uma maioria relativa.

Sugerir correcção
Comentar