Multimédia

Filipinas: o vulcão Taal acordou e cobre tudo de cinzas

Reuters
Fotogaleria
Reuters

Quase 40 mil pessoas já foram retiradas das imediações do vulcão Taal, nas Filipinas, que pode entrar em erupção a qualquer momento. No entanto, milhares recusam-se a sair, disseram as autoridades locais à Reuters.

Há meses que o Taal dá sinais de ter acordado e no domingo voltou a dar sinais de vida, lançando vapor, cinzas e pedras a uma distância de 15 quilómetros, segundo o Instituto de Vulcanologia e Sismologia filipino. A nuvem de poeira que por estes dias pinta as localidades vizinhas chegou mesmo à capital, Manila, a cerca de 70 quilómetros. 

Na segunda-feira, registou-se uma explosão de lava. Tendo em conta o cenário de “erupção iminente”, com risco de tsunami, foi declarado “estado de calamidade” em toda a província de Batangas. Encerraram-se serviços públicos e o aeroporto da capital, que viu centenas de voos ser cancelados. Todos os que moram a menos de 14 quilómetros de distância do vulcão foram obrigados a sair, aponta a Reuters; estima-se que cerca de 300 mil pessoas poderão estar potencialmente em risco, embora o porta-voz do Conselho Nacional de Redução de Riscos de Desastres, Mark Timbal, acredite que o número seja inferior.

Oficialmente, foram deslocadas 38.200 pessoas, mas, de acordo com as autoridades locais, muitos estão a complicar a evacuação. “Tive de colocar Talisay [cidade na província de Cebu] em isolamento para impedir que os moradores, que já estão em centros de evacuação, voltassem”, disse à Reuters o autarca local Gerry Natanauan. “Queriam verificar as suas casas, bens e animais, mas não o podem fazer porque é muito perigoso.”

O Taal é um dos mais pequenos vulcões activos do mundo, mas tem uma história mortífera: uma erupção em 1911 matou quase 1300 pessoas. E se realmente entrar em erupção, ninguém poderá voltar às suas casas, pois o cenário será devastador, avisa Renato Solidum, responsável pelo Instituto Filipino de Sismologia e Vulcanologia. 

No entanto, há quem não escute os avisos. Foram enviados camiões da Cruz Vermelha até Balete para recolher 1000 residentes, mas apenas 130 entraram nos veículos, relatam as autoridades. Os restantes acreditam que a cidade, que se encontra nos limites da zona de perigo, está suficientemente longe do vulcão. Solidum não deixa de alertar: “A ameaça é mesmo real.”

Reuters
Reuters
Reuters
Reuters
Reuters
Reuters
Reuters
Reuters
Reuters
Reuters
Reuters
Reuters
Reuters
Reuters
Reuters
Reuters
Reuters
Reuters
Reuters
Reuters
Reuters
Reuters
Reuters
Reuters
Reuters
Reuters
Reuters
Reuters
Reuters