Cesarianas aumentam e só um sexto dos partos são normais nos hospitais privados

Partos por cesariana voltaram a aumentar nos hospitais públicos e privados. Mas nos segundos a taxa de cesarianas continua a ser mais do dobro da registada nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde. Razões financeiras e de falta de experiência das equipas dos hospitais privados são algumas das razões avançadas por especialistas.

Foto
Nos hospitais privados, onde o número de partos mais do que duplicou entre 1999 e 2018, as cesarianas são 66,3% do total Rui Gaudêncio

É um problema que se arrasta há anos: a taxa de cesarianas nos hospitais privados continua a corresponder a mais do dobro da dos hospitais públicos e voltou a aumentar em 2018. Dois terços dos partos no sector privado foram feitos então por cesariana, enquanto nos hospitais públicos esta taxa tem oscilado entre os 27 e os 28% do total, ainda que esteja a crescer ligeiramente de novo, depois de ter diminuído ao longo de vários anos consecutivos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 18 comentários