Estudantes de Castelo Branco criam horta móvel e solidária

“Os produtos obtidos ao longo do ano serão utilizados em sopas para alunos com dificuldades financeiras ou doados em cabazes destinados a instituições de solidariedade social da região”, assegura a Escola Superior Agrária de Castelo Branco.

Foto
IPCB

Alunos da Escola Superior Agrária (ESA) de Castelo Branco criaram uma horta itinerante com o objectivo de sensibilizar a comunidade para a produção, consumo e benefícios da agricultura biológica e da dieta mediterrânica. Em comunicado, o Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) explica que esta iniciativa tem também uma vertente demonstrativa e pedagógica de sensibilização da comunidade académica para a produção e o consumo de produtos hortícolas.

“Trata-se de uma horta demonstrativa dos nomes e ciclos das plantas, e que também irá ser cuidada por todos os alunos. Os produtos obtidos ao longo do ano serão utilizados em sopas para alunos com dificuldades financeiras ou doados em cabazes destinados a instituições de solidariedade social da região”, lê-se na nota.

Foto
IPCB

O projecto foi desenvolvido na unidade curricular de Horticultura pelos alunos do terceiro ano da licenciatura em Agronomia da ESA que, divididos em quatro grupos, criaram três protótipos de escala reduzida apresentados em aula, sendo posteriormente escolhido o modelo mais viável e em cuja execução todos participaram.

Para o efeito, os alunos reciclaram e reutilizaram materiais como pedaços e estruturas de ferro ou madeira proveniente de paletes, sendo que o resultado final é um carrinho de aspecto rústico, semelhante aos canteiros das hortas-jardim cada vez mais comuns nas varandas e terraços das habitações urbanas.

Graças às rodas com que está equipado, este pode ser facilmente deslocado, resguardando-se assim de condições climatéricas adversas.

Sugerir correcção
Comentar