Provas em locais diferentes no mesmo dia e à mesma hora. Governo diz ter corrigido erros em concurso

Algumas das cerca de 16 mil pessoas que concorrem a mil lugares no Estado foram chamadas a prestar provas em locais diferentes no mesmo dia e à mesma hora. Calendário da selecção não sofrerá alterações, garante tutela.

Foto
Alexandra Leitão, ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública daniel rocha

Algumas das convocatórias para a realização de uma Prova de Conhecimentos Gerais, que servirá para escolher mil técnicos superiores para a administração pública, continham erros. A mesma pessoa era chamada a prestar provas, no mesmo dia e à mesma hora, em locais diferentes. O governo garante que o problema foi detectado e resolvido durante o fim-de-semana, pelo que não haverá mudanças no calendário do processo.

Os cerca de 16 mil candidatos que vão responder à primeira de duas provas de selecção foram convocados por correio electrónico na passada sexta-feira. “Tendo-se detectado que algumas convocatórias continham lapsos nas datas indicadas, a rectificação das mesmas já seguiu durante a noite e madrugada de domingo para segunda-feira”, garante o Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública, em comunicado. 

Acrescenta ainda o gabinete da ministra Alexandra Leitão que o lapso não tem qualquer impacto no calendário de recrutamento dos mil técnicos superiores que tinha sido definido.

O jornal Correio da Manhã conta, esta segunda-feira, que vários candidatos foram convocados para prestar duas provas no mesmo dia, à mesma hora e em locais diferentes. Noutros casos, o mesmo candidato era chamado a fazer a prova geral de conhecimento ao mesmo tempo, mas num lugar diferente, da prova específica, que será feita posteriormente pelas mesmas pessoas. 

Cerca de 18 mil pessoas concorreram a este concurso, das quais 16 mil vão responder à Prova de Conhecimentos Gerais no próximo sábado, dia 18, de manhã. As diferentes provas específicas (Planeamento, Controlo e Avaliação; Jurídica; Económico-Financeira; Ciência Política e Relações Internacionais, e Estatística) realizam-se no mesmo dia, mas à tarde, ou no dia 20 de Janeiro, a segunda-feira seguinte.

As provas acontecem nas cidades de Porto, Lisboa e Évora, numa operação “de dimensão inédita na Administração Pública”, valoriza o Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública no mesmo comunicado.

Estas provas servem para a selecção de 3.000 candidatos, que farão posteriormente uma prova de aptidão psicológica, o último passo na escolha das mil pessoas que vão integrar uma reserva de recrutamento que servirá para “dotar rapidamente” os serviços públicos onde sejam identificadas necessidades de técnicos superiores.

Sugerir correcção
Comentar