Mísseis atingem base militar iraquiana de Balad

Quatro militares iraquianos terão ficado feridos no ataque, segundo avançaram duas fontes militares citadas pela Reuters. No interior estariam posicionadas tropas norte-americanas.

Foto
Imagem de arquivo de um caça norte-americano na base aérea em Balad, no Iraque Thaier Al-Sudani/Reuters

A base aérea iraquiana em Balad, onde estão posicionadas tropas norte-americanas, foi atingida este domingo por oito mísseis. Quatro militares iraquianos terão ficado feridos no ataque, segundo avançaram duas fontes militares citadas pela Reuters. 

Em comunicado, militares iraquianos confirmaram, citados pela Reuters, que oito rockets Katyusha atingiram a base aérea em Balad — localizada a cerca de 80 quilómetros a norte de Bagdad, no Iraque.

Anteriormente, a agência Reuters tinha avançado que a pista da base iraquiana em Balad tinha sido atingida por sete bombas de morteiro. Já a agência francesa AFP avançou, por sua vez, que foram disparados quatro mísseis contra a base militar.

Ainda não se sabe a partir de onde terão sido disparados os mísseis.

Segundo militares iraquianos, entre os quatro feridos encontram-se dois altos responsáveis. Ao que tudo indica, o ataque não terá provocado vítimas norte-americanas.

De acordo com o exército iraquiano, citado pela Lusa, quase todas as tropas norte-americanas já deixaram a base, localizada em Balad, na sequência da escalada de tensão entre os Estados Unidos e o Irão.

Na madrugada da passada quarta-feira, duas bases iraquianas onde estão posicionadas forças norte-americanas — a de al-Asad, a noroeste de Bagdad, e outra em Erbil, no Curdistão iraquiano — foram atingidas por “mais de uma dezena de mísseis balísticos" disparados a partir do Irão, em retaliação à morte do general Qassem Soleimani. A ofensiva não causou vítimas.

No mesmo dia, um avião da Ukraine International Airlines com 176 pessoas a bordo caiu perto da capital do Irão, causando a morte a todos os passageiros e tripulantes. Este sábado, o Irão admitiu que o avião foi abatido acidentalmente por um míssil iraniano.

Sugerir correcção
Ler 13 comentários