Primeira condenação de Ricardo Salgado vai ser definitiva

Tribunal Constitucional dá razão a Banco de Portugal contra o ex-banqueiro. Salgado terá de pagar uma multa de 3,7 milhões de euros e fica proibido de exercer funções em instituições de crédito e financeiras nos próximos dez anos.

Foto
Ricardo Salgado Rui Gaudêncio

O Tribunal Constitucional rejeitou, na passada quarta-feira, o recurso apresentado por Ricardo Salgado dando razão ao Banco de Portugal no primeiro de quatro processos de contra-ordenação. Isto significa que o antigo homem forte do Banco Espírito Santo (BES) terá de pagar uma multa de 3,7 milhões de euros e está proibido de exercer funções em órgãos sociais de instituições de crédito e financeiras nos próximos dez anos.

De acordo com o Observador, que teve acesso ao acórdão do Tribunal Constitucional, o recurso apresentado por Salgado foi rejeitado liminarmente — o que quer dizer que os seus argumentos não foram sequer apreciados por se entender que não havia fundamento para a arguição de inconstitucionalidade.

Esta é a primeira condenação definitiva no primeiro dos quatro processos de contra-ordenação abertos pelo Banco de Portugal. Neste processo, a entidade reguladora acusa Salgado de gestão ruinosa pela falsificação de contas da Espírito Santo International (que, a partir de 2013, funcionou como um dos factores para a queda do grupo) e esquema fraudulento de emissão de dívida no valor de 1,3 mil milhões de euros que foi colocada em clientes do BES.

Tal como ele também Amílcar Morais Pires e José Manuel Espírito Santo foram condenados.

Inicialmente, o valor da multa aplicada a Salgado e Morais Pires era mais elevado: quatro milhões de euros e 600 mil euros. Entretanto, o valor passou a ser de 3,7 milhões de euros e 350 mil euros respectivamente, depois de o caso ter chegado ao Tribunal de Santarém, que deu razão ao Banco de Portugal.

Mais tarde, já em Maio, foi conhecido que o Tribunal da Relação de Lisboa rejeitou o recurso de Ricardo Salgado sobre uma coima de 3,7 milhões de euros, confirmando a decisão do tribunal de primeira instância, no processo do Banco de Portugal pela comercialização de títulos de dívida da Espírito Santo Internacional junto de clientes do BES.

Sugerir correcção
Ler 24 comentários