Trump e Khamenei. Que acontecerá a seguir?

Ataque americano e resposta iraniana. Quem dissuadiu quem? Passado este teste, Iraque volta ao primeiro plano, com terreno da nova fase do conflito.

Reserve as sextas-feiras para ler a newsletter de Jorge Almeida Fernandes sobre o mundo que não compreendemos.

A interrogação do título tem uma resposta óbvia: ninguém sabe o que vem a seguir, nem sequer os protagonistas do conflito, ou sobretudo eles. Mas isso não nos proíbe de tentar perceber o que mudou e está a mudar no grande tabuleiro de xadrez do Golfo Pérsico e do Médio Oriente. A retaliação iraniana, na noite de 7 de Janeiro, contra duas bases americanas no Iraque desmentiu as expectativas de apocalipse e mudou a nossa percepção do confronto. De um dia para o outro, o conflito parece deixar a rota de colisão e os observadores suspiram de alívio. A crise está ultrapassada. Resta saber em que terreno se vai agora o conflito desenrolar.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 8 comentários