Maia oferece 500 passes de InterRail a jovens com 18 anos feitos em 2019

“Experiência” da Câmara Municipal da Maia contempla os jovens do concelho que tenham completado 18 anos em 2019. Há 500 passes para oferecer.

Foto
Fabrizio Verrecchia/Unsplash

Os jovens da Maia com 18 anos cumpridos em 2019 podem candidatar-se aos 500 passes de InterRail que a câmara vai oferecer, numa iniciativa integrada nas comemorações dos 500 anos do Foral da cidade, avançou esta sexta-feira, 10 de Janeiro, o presidente. “Trata-se de uma experiência que, acredita a autarquia, além de permitir aos jovens tirar partido das vantagens de integrarmos a União Europeia, possibilita o aprofundar de conhecimentos sobre o património histórico e cultural do continente, o estabelecimento de contactos, bem como o desenvolvimento de competências essenciais para o futuro, como a independência, a confiança e a abertura a outras culturas”, referiu à agência Lusa, António Silva Tiago.

De imediato, com a oferta de 500 passes de InterRail a jovens maiatos com 18 anos completados em 2019, a Câmara da Maia conta gastar cerca de 150 mil euros, mas António Silva Tiago avançou que, “dependendo da adesão e do sucesso desta iniciativa”, pondera “prever no orçamento do próximo ano verba susceptível de abranger todos os jovens maiatos que completem a maioridade”.

“Estamos certos de que nenhum destes jovens irá regressar igual. Precisamente, porque cada um deles irá vivenciar um conjunto de emoções, físicas, sensoriais e espirituais até, que, necessariamente, os fará voltar diferentes, e assim evoluir”, referiu o autarca.

Esta iniciativa — que estás a ser divulgada junto de escolas e instituições ligadas à juventude — é aplaudida por alunos, pais e professores. José Reis, professor no Instituto Universitário da Maia (ISMAI), apontou que “quem viaja tem sempre histórias para contar sobre as pessoas, os locais, a cultura e sobretudo sobre as experiências vividas” porque, acrescentou, “ler um livro ou ver um documentário sobre um local não é igual a conhecer sentindo os cheiros, os sons, as paisagens, a arquitectura e ouvindo as palavras de quem vive nesse local”.

Já Daniela Ferreira, jovem residente na Maia, no distrito do Porto, que já está a preparar candidatura ao passe InterRail, contou que adora viajar, apontando como vantagens “crescer e aprender melhor outras línguas”. Para o pai, Francisco Sérgio Ferreira, esta iniciativa da Câmara da Maia “tem imensas vantagens porque, além do contacto com pessoas de outras culturas, há sempre algo a aprender”, considerou.

Além de prova da data de nascimento, o regulamento prevê que, na candidatura, os jovens digam qual a sua motivação, que países gostariam de visitar e porquê, bem como que partilhem nas redes sociais fotografias ao longo da viagem que será realizada em comboio, numa parceria estabelecida com a CP-Comboios de Portugal.

Informação camarária sobre a medida, que tem o nome “Maia dá Mundo aos Jovens” e serve para comemorar os 500 anos do Foral da Maia outorgado em 15 de Dezembro de 1519, acrescenta que é também objectivo fazer com que os jovens “criem uma relação ainda mais amistosa com os modos suaves de deslocação, numa lógica de descarbonização do território”.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários