BE quer saber se intervenções nos mercados do Bolhão e Bom Sucesso tiveram aval da Cultura

Estratégia da obra do Bolhão foi alterada. Mercado do Bom Sucesso pode mudar de dono e receber um supermercado. Bloco de Esquerda quer saber se Direcção da Cultura avaliou estas alterações.

Foto
Obra do Mercado do Bolhão deve estar concluída em Maio de 2021 Nelson Garrido

As alterações nas obras do Mercado do Bolhão e a possível mudança de proprietário do Bom Sucesso, com alterações profundas do edifício, levaram o Bloco de Esquerda a questionar a Direcção Regional de Cultura do Norte (DRCN). Os bloquistas querem saber se a entidade que tutela o património apreciou e aprovou essas intervenções recentemente anunciadas.

Os dois imóveis estão classificados como Monumentos de Interesse Público, recorda o Bloco no pedido de informação enviado esta quinta-feira à DRCN, e qualquer alteração está, por isso, sujeita a consulta prévia e emissão de parecer obrigatório e vinculativo da DRCN/DGPC [Direcção Geral do Património Cultural]”.

O prazo de conclusão das obras no mercado do Bolhão estava previsto para Maio deste ano, mas em Dezembro a autarquia anunciou um atraso de 12 meses. A explicação, disse na altura Rui Moreira, está no “estado de degradação das galerias superiores”, que se havia revelado bem maior do que o previsto nos estudos preliminares. Isso, obrigou a uma mudança na estratégia: as galerias serão totalmente demolidas, com a promessa de preservação da traça original. E o preço final da empreitada subirá cerca de 3%, o que significa mais 670 mil euros a juntar aos 22,4 milhões inicialmente previstos. 

Também em Dezembro, o Jornal de Notícias noticiou a existência de um novo projecto par o mercado do Bom Sucesso. A Mota-Engil deverá passar o espaço para uma parceria entre a Mercado Prime, estrutura empresarial pertencente ao Grupo Amorim, e a Sonae Sierra, do grupo Sonae (que detém o jornal PÚBLICO). Para o mercado, estará prevista, entre outras coisas, a instalação de um supermercado. Mas a "profundidade” da mudança, escreve o grupo municipal do BE, é desconhecida. 

Estando em causa dois importantes exemplares do património cultural do Porto, os bloquistas revelam uma “especial preocupação com a sua integridade, manutenção e conservação”. Por isso, pretendem saber se a mudança de estratégia anunciada pela Câmara do Porto para o Bolhão foi precedida de consulta à DRCN/DGPC - e qual o parecer emitido, no caso de a consulta ter sido feita. E se a intervenção urbanística no Bom Sucesso teve também avaliação da mesma entidade. 

A alteração no Mercado do Bom Sucesso, disse a DRCN à agência Lusa, exige a emissão de parecer prévio e até esta quinta-feira não tinha sido feito qualquer pedido.

A Lusa questionou também a DGPC sobre se a alteração do método construtivo no projecto do Mercado do Bolhão foi comunicada e submetida à sua apreciação, mas ainda não obteve resposta. 

Sugerir correcção
Ler 1 comentários