Netflix recorre para manter especial de Natal da Porta dos Fundos em exibição

A exibição do filme foi suspensa pelo juiz Benedicto Abicair, no Rio de Janeiro, na quarta-feira, atendendo ao pedido da associação católica Centro Dom Bosco de Fé e Cultura.

Foto
Porchat e Duvivier numa das imagens promocionais do programa da Netflix DR

A Netflix recorreu esta quinta-feira ao Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil para continuar a exibir o especial de Natal do grupo humorístico Porta dos Fundos A Primeira Tentação de Cristo

“Apoiamos fortemente a expressão artística e lutaremos para defender esse importante princípio”, anunciou a gigante norte-americana de vídeos online em comunicado à imprensa.

A exibição do especial foi suspensa pelo juiz Benedicto Abicair, no Rio de Janeiro, na quarta-feira, atendendo ao pedido da associação católica Centro Dom Bosco de Fé e Cultura.

Depois de apresentar argumentos e a linha jurídica que adoptou, o juiz considerou “mais adequado e benéfico, não só para a comunidade cristã, mas para a sociedade brasileira, majoritariamente cristã”, que o conteúdo seja retirado “até que se julgue o mérito”, recorrendo-se, assim, “à cautela, para acalmar ânimos”.

A 3 de Dezembro, a produtora do grupo humorístico Porta dos Fundos lançou o especial de Natal A Primeira Tentação de Cristo no qual Jesus é representado como um jovem que terá tido uma experiência homossexual e também insinua que o casal bíblico Maria e José viveram um triângulo amoroso com Deus.

A sátira, de 46 minutos, protagonizada pelos humoristas brasileiros Gregorio Duvivier e Fábio Porchat, não agradou a grupos religiosos, que criticaram a temática. Foi também lançada uma petição contra o filme, com mais de dois milhões de assinaturas de pessoas que consideram que a obra “ofende gravemente os cristãos”.

Na madrugada de 24 de Dezembro, na véspera de Natal, a sede da Porta dos Fundos, no Rio de Janeiro, foi alvo de um atentado que não provocou vítimas. Numa nota, a produtora condenou “todos os actos de violência” e afirmou esperar que “os responsáveis por este ataque sejam encontrados e punidos”.

O incidente foi filmado pelas câmaras de vigilância e as imagens foram entregues às autoridades. Eduardo Fauzi Richard Cerquise, um dos suspeitos de participar do ataque à produtora do Porta dos Fundos, já foi identificado pelas autoridades brasileiras embora se encontre na Rússia.

Esta quinta-feira, este suspeito publicou um vídeo nas redes sociais, que diz ter gravado na Rússia, comemorando a decisão judicial de suspensão da exibição. “Essa vitória é uma vitória de todo povo brasileiro (...). O Brasil tem homem (…) para defender a Igreja de Cristo e a Pátria brasileira”, afirmou.

O suspeito fazia parte da Frente Integralista Brasileira (FIB), um dos principais grupos nacionalistas e de extrema-direita do Brasil, e que se define como defensora dos valores cristãos, da propriedade privada e da família.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários