Mais de 100 mil pessoas não usaram cheques-dentista dados pelo Estado em 2019

Dos cerca de 312 mil beneficiários, 106 mil não gastaram estes cheques. Alargamento de cobertura às crianças entre os dois e seis anos, previsto no programa do Governo, sem data prevista para entrar em vigor. O que tem sido dito é que a medida avançará nesta legislatura. “Esperemos que seja o mais rápido possível”, reclama o bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas.

Foto
Daniel Rocha

Um terço das pessoas que receberam cheques-dentista para consultas e tratamentos não utilizaram em 2019 estes vales que o Estado dá a determinados grupos da população, como crianças e grávidas, para serem usados em clínicas e consultórios privados. A taxa de não utilização tem rondado os 30% ao longo dos anos e atingiu no ano passado o valor mais elevado desde 2014, 33,8%. Em números absolutos, dos cerca de 312 mil beneficiários, 106 mil não gastaram estes cheques de 35 euros no ano passado, indicam os dados da Direcção-Geral da Saúde (DGS).

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 11 comentários