Sainz ganha quinta etapa do Dakar e reforça liderança

Nas motos, o triunfo no dia foi para Toby Price, enquanto Sam Sunderland, que chegou a liderar a classificação, desistiu devido a queda.

Foto
Carlos Sainz no Dakar LUSA/ANDRE PAIN

O espanhol Carlos Sainz (Mini) venceu nesta quinta-feira a quinta de 12 etapas do Rali de Dakar de todo-o-terreno, entre Al-ula e Hail, na Arábia Saudita, e consolidou a liderança na categoria dos automóveis.

O espanhol gastou 3h52m01s para cumprir os 353 quilómetros, do sector selectivo de uma etapa que tinha um total de 564 quilómetros, deixando o qatari Nasser AL-Attiyah (Toyota) na segunda posição, a 2m56s.

O francês Stéphane Peterhansel (Mini), com o navegador português Paulo Fiúza, terminou na terceira posição, a 6m11s do companheiro de equipa, e atrasou-se na luta pela vitória.

Sainz tem agora 5m59s de vantagem sobre Al-Attiyah, segundo colocado, com Peterhansel e Fiúza, em terceiro, já a 17m53s.

Nas motos, o triunfo foi para o australiano Toby Price (KTM), que se tornou no primeiro piloto a repetir uma vitória nas motos na 42.ª edição da prova, ao vencer a quinta das 12 etapas da prova, na Arábia Saudita.

O piloto da KTM gastou 3h57m33s para cumprir os 353 quilómetros da tirada, deixando o chileno Pablo Quintanilha (Husqvarna), segundo, a 1m12s. O norte-americano Andrew Short (Husqvarna), fechou o pódio, a 2m31s.

Paulo Gonçalves (Hero) voltou a ser o melhor português, terminando na 10.ª posição, a 13m52s de Price.

O dia ficou ainda marcado pela desistência do britânico Sam Sunderland (KTM), um dos candidatos à vitória, devido a uma queda que lhe provocou lesões nas costas e num ombro.

Com estes resultados, o norte-americano Ricky Brabec (Honda) manteve a liderança da categoria das motos, com 9m06s de avanço sobre Price, que ascendeu ao segundo lugar. O argentino Kevin Benavides (Honda) é terceiro, a 11m32s.

Na sexta-feira, disputa-se a sexta etapa do Dakar, entre Hail e Riad, com 830 quilómetros, 477 deles cronometrados, antes do dia de descanso, no sábado.

Sugerir correcção
Comentar