Euro NCAP: três quartos dos carros avaliados em 2019 receberam nota máxima na segurança

É até agora o ano mais seguro, com um número recorde de modelos a conseguir as ambicionadas cinco estrelas de segurança: 41 em 55. Audi A1, BMW 3 series, Mercedes-Benz CLA, Renault Clio, Subaru Forester, Tesla Model 3 (tanto em familiar como entre os eléctricos/híbridos) e Model X foram os melhores das suas classes.

,Teste de colisão
Fotogaleria
O Subaru Forester foi o melhor da sua classe, mas não é comercializado em Portugal DR
,Audi A1 Sportback
Fotogaleria
Audi A1 DR
,2018 Paris Motor Show
Fotogaleria
BMW Série 3 DR
,2019 Honda Civic
Fotogaleria
Mazda3 DR
,Salão Automóvel de Genebra
Fotogaleria
Mazda CX-30 DR
,Veículo de luxo
Fotogaleria
Mercedes-Benz CLA DR
,Dacia Duster
Fotogaleria
Renault Clio DR
,Tesla Model Y
Fotogaleria
Tesla Model 3 DR
,Crossover
Fotogaleria
Volkswagen T-Cross DR

O Euro NCAP, o organismo independente que avalia a segurança dos veículos automóveis comercializados na Europa, publicou esta quarta-feira a lista dos carros mais seguros de 2019, ano em que assinalou um número recorde de modelos premiados com as cinco estrelas da segurança. Quarenta e um entre os 55 modelos avaliadas obtiveram o resultado máximo.

Entre as várias classes, a Mercedes-Benz recuperou a coroa na categoria de carro familiar compacto com o CLA, com 96% na protecção de adultos, 91% na protecção das crianças, 91% na protecção dos peões e 75% nos dispositivos auxiliares. A morder-lhe os calcanhares, ficou o novo Mazda 3 (98%, 87%, 81% e 73%, nas categorias de segurança referidas).

os familiares maiores foram dominados por dois modelos: BMW Série 3 e Tesla Model 3 terminaram com pontuações gerais muito semelhantes, tendo o primeiro sido melhor na protecção de pedestres e o segundo na oferta de dispositivos auxiliares. Abaixo destes dois modelos ficou o Škoda Octavia. Ainda de referir que o Model 3 além de um lugar no pódio entre os grandes familiares conseguiu ser o mais seguro entre a classe dos híbridos/eléctricos.

Nos crossovers compactos, o vencedor foi o Subaru Forester, modelo que se encontra ausente do mercado português, ao qual. no entanto, interessará saber dos segundos classificados: CX-30 da Mazda e o T-Cross da Volkswagen.

No segmento dos utilitários, o Euro NCAP observou mais um empate, desta feita entre o Audi A1 e o Renault Clio, ambos com cinco estrelas, numa classe em que as quatro estrelas são mais comuns.

O organismo europeu destaca ainda o BMW Z4 que, tendo sido o único roadster testado em 2019, conseguiu um desempenho de mérito no aspecto de segurança: 97% na protecção de adultos, 87% na protecção das crianças, 91% na protecção dos peões e 76% nos dispositivos auxiliares.

Sugerir correcção
Comentar