Festival de artes Walk&Talk regressa a São Miguel de 9 a 19 de Julho

Reflectir sobre os impactos da actividade artística na criação e reinvenção de espaços públicos é a proposta do programa para a 10.ªa edição deste festival de artes ão

Foto
A dupla luso-brasileira Jonas&Lander esteve no festival Walk & Talk em 2019 dr

A 10.ª edição do Walk&Talk estará de regresso a São Miguel entre 9 e 19 de Julho e contará com cinco circuitos temáticos — Circuito Ilha, Circuito Exposições, Circuito Residências, Circuito Performativo e Circuito Conhecimento. O programa “propõe reflectir sobre os impactos da actividade artística na criação e reinvenção de espaços públicos”, lê-se no comunicado anunciado esta quarta-feira pela organização deste festival de Artes. 

Essa reflexão será feita no Circuito Ilha, com curadoria de Jesse James e Sofia Carolina Botelho, directores artísticos do festival, que “envolve a criação de trabalhos site-specific em diferentes locais” de São Miguel. O festival engloba, também, um programa de residências, que vai sendo desenvolvido ao longo do ano. Neste momento, estão em residência artística Abbas Akhavan, Alex Farrar, Alice dos Reis, Catarina Miranda, Danny Bracken, Flávio Rodrigues, Joana Franco, Luísa Salvador, Mané Pacheco, Margarida Fragueiro e a dupla Sofia Caetano & Elliot Sheedy.

No festival cabem ainda artistas convidados que irão integrar o Circuito Exposições, com curadoria de Ana Cristina Cachola, e “designers e artesãos convidados pelo curador Miguel Flor a criarem objectos de artesanato contemporâneo no âmbito do RARA - Residências de Artesanato da Região dos Açores e os artistas vencedores das Open Call 2020”, adianta a organização.

As candidaturas aos programas Jovens Criadores 2020 — para jovens até 30 anos naturais ou residentes nos Açores — estão abertas até 28 de Fevereiro para o programa de residências artísticas e “admite candidaturas de artistas de qualquer origem geográfica ou disciplinar” bem como para jornalistas que privilegiem temas de cultura e artes e queiram acompanhar o festival.

Está também aberto o concurso para a criação do Pavilhão W&T 2020 a profissionais e estúdios de arquitectura, uma iniciativa que conta com a parceria da Trienal de Arquitectura de Lisboa.

O Circuito Conhecimento volta a desenvolver a Summer School e o programa de voluntariado que acolhe estudantes da região.

Sugerir correcção
Comentar