Vision AVTR, o Mercedes-Benz inspirado no Avatar que quer circular como o caranguejo

Sem volante e com capacidade para circular lateralmente, o concept Vision AVTR quer ser uma simbiose perfeita entre humano, máquina e natureza.

DR
Fotogaleria
DR

Uma visão do futuro com pozinhos de Hollywood. É assim o Vision AVTR, um concept da Mercedes-Benz projectado em parceria com a saga Avatar e apresentado esta terça-feira na CES - Consumer Electronics Show, em Las Vegas.

O veículo, que projecta uma mobilidade sustentável ao mesmo tempo que pretende representar a simbiose perfeita entre humano, máquina e natureza, foi apresentado pelo presidente do Conselho de Administração Daimler AG e Mercedes-Benz AG, Ola Källenius, e pelo realizador de Avatar, James Cameron (que chegou a estar nomeado para o Óscar de melhor realizador por este premiado filme de 2009).

De acordo com a Mercedes-Benz, o VISTR AVTR usa “uma revolucionária tecnologia de bateria desenvolvida com química de células orgânicas à base de grafeno”, uma das formas cristalinas do carbono. Ou seja, explicam, “os materiais da bateria são compostáveis ​​e, logo, completamente recicláveis”. Uma solução, diz a marca, para a independência dos recursos fósseis e a promoção de uma “economia circular”.

Além disso, o veículo pretende recriar um “futuro desejável de mobilidade, no qual o homem, a natureza e a tecnologia não são mais contradições, mas estão em harmonia entre si”.

Sobre a linguagem de design, a marca revela que a mesma foi inspirada na natureza para criar um desportivo que se destaca pela inclusão, na sua traseira, de 33 flaps “biónicos” cuja função passa por “comunicar com o condutor”.

Outro destaque passa pela unidade de controlo, na consola central, que permite ao condutor controlar o veículo simplesmente colocando a mão, o que, em combinação com a disposição do eixo, permite não apenas o movimento para frente e para trás, mas também na diagonal. Ao contrário dos veículos convencionais, o Vision AVTR pode mover-se lateralmente cerca de 30 graus, num “chamado ‘movimento do caranguejo’”.

DR
DR
DR
DR
DR
DR
DR
DR
DR
DR
DR
DR
DR
DR
DR
DR
DR
DR
DR
DR
DR
DR