“Militares portugueses no Iraque não podem sair da base e só circulam de colete antibala”

Sob comando espanhol, os militares portugueses na base de Besmayah estão “serenos”, garante ao PÚBLICO o chefe do Estado-Maior do Comando Conjunto para as Operações Militares. “Não posso dizer que não há razão para preocupação”, admite o general Marco Serronha.

Foto
António Costa com as tropas portugueses no Iraque, em Dezembro DR

São 34 os militares portugueses na base de Besmayah, a 50 quilómetros de Bagdad. Integram o 10.º contingente nacional para o Iraque, no âmbito da missão da coligação internacional liderada pelos EUA Inherent Resolve, e, desde o ataque do país com drones que matou o general iraniano Qassem Soleimani na madrugada de sexta-feira, estão confinados à base por razões de segurança. O chefe do Estado-Maior do Comando Conjunto para as Operações Militares, general Marco Serronha, explica as mais recentes preocupações de segurança num território que já era difícil, horas antes de ser tornada pública a decisão de os EUA retirarem as tropas da coligação internacional que lideram no Iraque.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 27 comentários