Patti Smith oferece poema de aniversário a Greta Thunberg

Cantora e compositora norte-americana assinalou os 17 anos da activista sueca no Instagram realçando a sua recusa em ser neutra perante o estado do mundo.

Foto
Patti Smith num concerto em Lisboa em 2015 Enric Vives-Rubio

Foi já na sexta-feira, 3 de Janeiro, que a activista ambiental sueca Greta Thunberg completou o seu 17.º aniversário. Entre as inúmeras felicitações e prendas que terá recebido, esta terá certamente sido inesperada: um poema de Patti Smith.

A cantora e compositora de Horses assinalou o aniversário da jovem activista no Instagram, dedicando-lhe um pequeno poema em que realça a sua faceta de lutadora, de figura que recusa ser neutra perante o estado do mundo e em particular os sucessivos atentados ambientais ao equilíbrio do planeta: “Isto é Greta Thunberg, fazendo 17 anos (…), que, hoje, como todas as sextas-feiras, se recusa a ser neutra”, diz a “madrinha do punk”, que no último Verão actuou no festival Vodafone Paredes de Coura, e que, com a sua música e a sua poesia, tem sido também sempre uma activista, alguém que recusa ficar calada e ser neutra perante os males do mundo.

Aqui fica uma tradução possível do poema de Patti Smith:

“Isto é/ Greta Thunberg, fazendo/ hoje 17 anos, pedindo/ que não haja beijos nem prendas/ salvo que não podemos ser neutros./ A Terra conhece a espécie,/ tal como todas as divindades, tal como/ os animais e a Primavera/ salvadora. Feliz aniversário/ para a Greta, que hoje,/ como todas as sextas-feiras, se recusa/ a ser neutra.”

E o texto original:

This is/Greta Thunberg, turning/seventeen today, asking/for no accolade, no gifts,/save we not be neutral./ The Earth knows its kind,/ just as all deities, just as/animals and the healing/spring. Happy birthday/to Greta, who stood today,/as every Friday, refusing/ to be neutral.”

Sugerir correcção
Ler 5 comentários