Presidente: “Não estou preocupado com a passagem do Orçamento do Estado”

Marcelo Rebelo de Sousa diz que vai aguardar serenamente o trabalho do Parlamento.

Marcelo Rebelo de Sousa não está preocupado com OE
Fotogaleria
Marcelo Rebelo de Sousa não está preocupado com OE LUSA/JOSE SENA GOULAO
Presidente esteve na saída do Navio Escola Sagres, que vai dar uma volta ao mundo
Fotogaleria
Presidente esteve na saída do Navio Escola Sagres, que vai dar uma volta ao mundo LUSA/JOSE SENA GOULAO

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou neste domingo que aguarda “serenamente” a fase da generalidade do Orçamento do Estado para 2020 (OE2020), que decorre esta semana no Parlamento, reiterando que não está preocupado com a passagem do documento.

À margem da cerimónia de largada do navio-escola Sagres, que partiu para uma viagem de 371 dias no âmbito das comemorações do V Centenário da Circum-Navegação do navegador português Fernão de Magalhães, Marcelo Rebelo de Sousa foi questionado sobre o anúncio feito no sábado pelo BE de que não vai votar a favor do OE2020 na generalidade, deixando em aberto a possibilidade de se abster ou votar contra, sentido de voto que faz depender das negociações com o Governo.

Foto

“Eu não quero comentar isso. Isso é uma questão que está em curso e que vai ser debatida na generalidade esta semana. Aguardo serenamente, depois será a fase da especialidade”, respondeu aos jornalistas, numa resposta muito breve.

Uma vez que “até chegar a Belém ainda demora tempo”, o Presidente da República reiterou o que tem dito “desde o início": “eu não estou preocupado com a passagem do Orçamento do Estado”.

Viagem à volta do mundo em 371 dias

Sobre a viagem que estava prestes a começar, o Presidente da República considerou-a um momento “histórico, irrepetível e singular”, e consolou os familiares dos marinheiros que estarão fora mais de um ano.

No Terminal de Cruzeiros de Santa Apolónia, em Lisboa, o entusiasmo gerado em torno da largada do navio-escola Sagres para uma viagem de mais de um ano contrastava com as lágrimas de muitos familiares que se foram despedir dos 142 elementos da guarnição.

A bordo do Sagres, Marcelo Rebelo de Sousa participou na cerimónia formal de entrega da bandeira nacional e ouviu o hino nacional, tocado pela Banda da Armada e cantado pelos marinheiros e discursou.

Depois do desembarque, juntamente com outras altas entidades, para que começassem os preparativos para que o navio pudesse zarpar, o Presidente da República dirigiu-se até às grades, onde muitos familiares e amigos se juntaram para se despedir e acenar.

Marcelo Rebelo de Sousa abraçou, beijou, consolou e até lágrimas limpou daqueles que choravam a partida por mais de um ano dos seus entes queridos para esta viagem no âmbito das comemorações do V Centenário da Circum-Navegação do navegador português Fernão de Magalhães.

“Estamos a viver um momento histórico, irrepetível e singular porque estamos a celebrar o passado, a afirmar o presente e a construir o futuro”, disse, antes, no discurso a bordo.

O chefe de Estado lembrou que o “Sagres já fez três viagens de circum-navegação”, mas pela primeira vez “vai coincidir com os 500 anos de um momento que marcou a história da humanidade, um momento personificado por Fernão de Magalhães”.

“Estes homens, estes marinheiros de Portugal durante um ano irão percorrer o caminho percorrido há cinco séculos. Irão reviver a história de Portugal e do mundo”, enalteceu.

Casa de Portugal em Tóquio

Além de celebrar o passado, esta viagem, na visão de Marcelo Rebelo de Sousa, servirá para “afirmar também Portugal no presente”, no Japão, durante os Jogos Olímpicos deste ano, nos quais o Sagres será a casa de Portugal.

“E a bandeira nacional hoje entregue será, daqui por alguns meses, recebida em Tóquio e lá estarei nesse momento, em representação de Portugal. Será recebida pela nossa delegação olímpica e traduzirá a projecção da nossa juventude, do nosso desporto, do espírito olímpico vivido por Portugal num encontro de todo o mundo”, afirmou.

Esta afirmação de Portugal acontecerá também, no seu entender, “porto a porto, no encontro com as comunidades portuguesas” que será proporcionado pelo navio.

“Mas esta viagem tem como objectivo construir o futuro na afirmação da nossa marinha, da nossa ciência, da nossa tecnologia, do nosso desporto, da nossa juventude, naquela vocação que ficou colada à nossa pele, que é a nossa vocação universal. Não há português que não seja universal”, elencou.

Por isso, para Marcelo Rebelo de Sousa, “esta viagem é histórica”, mensagem que repetiu depois a muitos familiares na tentativa de os consolar.

“É bom que recordem nas vossas memórias, marinheiros de Portugal, marinheiros da Sagres, a honra de representarem Portugal 500 anos depois, de reviverem o passado, de celebrarem esse passado, de afirmarem o nosso presente, de estarem a construir o nosso futuro”, apelou.

O discurso terminou com um agradecimento “em nome de todo o Portugal, de todas as portuguesas e de todos os portugueses” pelo contributo que estes homens e mulheres da Marinha estão a deixar para a “história comum”.

O Presidente da República, juntamente com o chefe do Estado-Maior da Armada, Mendes Calado, e com o ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, despediu-se do navio-escola Sagres enquanto este zarpava, acenando bem perto da água.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários