Um olhar sobre o “sensível e mágico” mundo das mulheres da Índia

Até meados de Janeiro, no Porto, a exposição Terra de Sonhos, de Cristina García Rodero, dá a conhecer o quotidiano das habitantes de Anantapur.

©Cristina García Rodero
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Até 15 de Janeiro, na cidade do Porto, encontra-se aberta ao público a exposição fotográfica Terra dos Sonhos, da fotógrafa espanhola Cristina García Rodero, membro da Magnum Photos e da agência Vu. Esta mostra, com um total de 40 fotografias, tem como objectivo reflectir sobre o quotidiano dos habitantes de Anantapur, cidade localizada no estado de Andhra Pradesh, uma das zonas mais pobres e rurais da Índia.

As imagens sugerem uma visão complexa e fragmentada da Índia, explorando o “sensível e mágico” mundo das mulheres de Anantapur, descreve o texto de apresentação da exposição. Com o intuito de documentar o estilo de vida daquela população, Cristina García Rodero visitou hospitais, centros de acolhimento de mulheres vítimas de violência, escolas, casas e oficinas.

Queria retratar "um dos principais motores" da evolução na zona, por isso procurou fotografar mães, camponesas, costureiras, noivas de diversas religiões, professoras, enfermeiras e estudantes. Captou assim o ambiente rural característico de Anantapur, onde “o passado se confunde com o presente, o natural com o sobrenatural e com o fantástico”, como se pode ver ao visitar a mostra, integrada no programa Arte na Rua, da Fundação La Caixa.

Aberta ao público na Praça Gomes Teixeira, em frente à Reitoria da Universidade do Porto, a exposição tem entrada gratuita. Segue depois para Beja, onde estará patente entre 22 de Janeiro a 18 de Fevereiro

Uma menina brinca com um cordeiro em Bukkaraya Samudram, durante o festival de Teru.
Uma menina brinca com um cordeiro em Bukkaraya Samudram, durante o festival de Teru. ©Cristina García Rodero
Uma cuidadora ajuda as crianças a praticar exercícios para melhorar a sua mobilidade, no Centro de Paralisia Cerebral de Bathalapalli.
Uma cuidadora ajuda as crianças a praticar exercícios para melhorar a sua mobilidade, no Centro de Paralisia Cerebral de Bathalapalli. ©Cristina García Rodero
Nandini B. é albina e estuda na Escola Primária para Pessoas com Deficiência Visual de Bukkaraya Samudram, da FVF.
Nandini B. é albina e estuda na Escola Primária para Pessoas com Deficiência Visual de Bukkaraya Samudram, da FVF. ©Cristina García Rodero
Tejasre e Prameela, de 12 e 10 anos, após o final das manifestações do Dia da Mulher, em 8 de Março. O teatro é uma ferramenta educacional muito poderosa: neste caso, a peça visava consciencializar o público sobre o problema dos abortos selectivos de género.
Tejasre e Prameela, de 12 e 10 anos, após o final das manifestações do Dia da Mulher, em 8 de Março. O teatro é uma ferramenta educacional muito poderosa: neste caso, a peça visava consciencializar o público sobre o problema dos abortos selectivos de género. ©Cristina García Rodero
Shirvani no dia do casamento. Segura um saco cheio de arroz, que será oferecido à família do noivo. Este simboliza a confiança de que a nova família não terá falta de comida.
Shirvani no dia do casamento. Segura um saco cheio de arroz, que será oferecido à família do noivo. Este simboliza a confiança de que a nova família não terá falta de comida. ©Cristina García Rodero
Imagem da exposição
Imagem da exposição ©Cristina García Rodero