Espanha

Vox “anexa” Portugal em mapa de manifestação

Partido de extrema-direita convocou manifestação contra movimentos independentistas. No mapa do evento, toda a Península Ibérica é retratada como território pertencente à Espanha.
Foto
Mapa usado pelo partido na convocatória para a manifestação TWITTER

A concentração convocada pelo partido de extrema-direita para dia 12 de Fevereiro servirá para protestar contra os movimentos independentistas da Catalunha, mas, quem olhar para o cartaz do evento poderá pensar que a independência portuguesa reconquistada no século XVII também pode ser alvo de discussão. Tudo porque no mapa de Espanha partilhado pela iniciativa, toda a Península Ibérica se encontra identificada como território espanhol.

Atingiu o seu limite de artigos

A liberdade precisa do jornalismo. Precisa da sua escolha.

Não deixe que as grandes questões da sociedade portuguesa lhe passem ao lado. Registe-se e aceda a mais artigos ou assine e tenha o PÚBLICO todo, com um pagamento mensal. Pense bem, pense Público.

“Por um Governo que respeite a constituição e a soberania” é o slogan desta manifestação, organizada pela terceira maior força política espanhola, representada por 52 deputados no Parlamento espanhol.

No Twitter, vários utilizadores apontaram o erro de geografia ao Vox. O partido não alterou a publicação nem reconheceu o lapso.