Okudera deixou o emprego, foi para a Europa e descobriu Tsubasa

Depois de conquistar a Taça do Imperador, Yasuhiko Okudera tornou-se no pioneiro jogador japonês a actuar profissionalmente no futebol europeu, e foi também o primeiro a marcar na Taça dos Campeões.

Foto
Okudera DR

Como é tradição desde 1969 no futebol japonês, o novo ano começou com a disputa da Taça do Imperador. Todos os anos, no dia 1 de Janeiro (com uma ou outra excepção, claro), é coroada a “melhor equipa do Japão” – oficiosamente, pelo menos, é esse o título atribuído pela competição que envolve equipas de todos os escalões, profissionais e amadoras. Já não é uma prova tão atreita a surpresas (a última formação amadora a vencê-la foi a Universidade Waseda, em 1966), nem envolve equipas de fora das ilhas, como acontecia antes da II Guerra Mundial (quando a Coreia, Taiwan e Manchúria estavam sob domínio japonês), mas continua a marcar a entrada de cada novo ano.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários