Este domingo, Lisboa pedala para celebrar o novo ano e as bicicletas

É um passeio colectivo pela zona ribeirinha, com inscrição gratuita. E é também uma “manifestação em defesa da bicicleta”.

Bicicleta de estrada
Fotogaleria
DR/FPCUB
Corridas de bicicleta de estrada
Fotogaleria
DR/FPCUB
Corridas de bicicleta de estrada
Fotogaleria
DR/FPCUB
Fotogaleria
DR/FPCUB
,Ciclo-cross
Fotogaleria
DR/FPCUB
Corridas de bicicleta de estrada
Fotogaleria
, DR/FPCUB,DR/FPCUB

A Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) quer incentivar os lisboetas a pedalar mais pela cidade e, por isso, há 16 anos que organiza um passeio colectivo para celebrar a entrada no novo ano.

A iniciativa está marcada para domingo, dia 5 de Janeiro. O grupo deverá começar a concentrar-se no Terreiro do Paço por volta das 9h30, para arrancar pelas 10h. Segundo a organização, são esperadas “cerca de 750 pessoas”.

O passeio segue, depois, pela avenida Infante D. Henrique, pela rua Cintura do Porto, Praça 25 de Abril, desce para a avenida Ribeira das Naus e continua, pelo Cais do Sodré, rumo à avenida Brasília e depois zona de Belém. Cerca de 2h30 depois, o grupo deverá estar de regresso ao ponto de partida.

A inscrição no passeio é gratuita, mas obrigatória. A actividade, que conta ainda com o apoio de uma cicloficina, é também promovida como uma “manifestação em defesa da bicicleta”. 

Para o ano que agora arranca estão programados quatro cursos de iniciação e aprendizagem de bicicleta na via pública, organizados em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa (assim como este passeio), a realizarem-se em Abril, Maio, Setembro e Outubro.

Estão ainda previstas iniciativas para assinalar o dia Mundial da Bicicleta (7 de Junho) e a Semana Europeia da Mobilidade (de 16 a 22 de Setembro), entre outros.

Sugerir correcção
Comentar