Bertrand Bonello defende que “o zombie é uma figura política”

O verdadeiro zombie não anda a comer pessoas pelas esquinas: no Haiti, é um ser enfeitiçado que vive num limbo entre a vida e a morte. Ponto de partida para a nova longa do francês Bertrand Bonello, A Criança Zombie, um falso filme de género que fala na verdade dos tempos que correm.

Foto
REUTERS/Stephane Mahe

Bertrand Bonello não é parvo e sabia no que se estava a meter quando decidiu chamar ao seu novo filme A Criança Zombie, correndo o risco de desiludir aqueles que entram na sala à espera de um filme de terror. “Tenho consciência que, quando chamo a um filme A Criança Zombie, as pessoas chegam com uma ideia pré-concebida do zombie... Ora a minha história não joga com essa ideia. O meu ponto de partida era uma imagem muito simples: o zombie haitiano como homem só que caminha pela terra.”

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar