Travessias de ferry para São Jacinto suspensas por uma semana

Degradação das estruturas de apoio à acostagem motivou a paragem da embarcação. Mas mantêm-se as ligações de lancha.

Foto
PAULO PIMENTA

O aviso apanhou vários passageiros de surpresa. As travessias de ferry boat na ria de Aveiro foram suspensas, na passada terça-feira, e a informação prestada pela Aveiro Bus dava conta que a supressão iria manter-se por “tempo indeterminado”. Ao PÚBLICO, a Câmara Municipal de Aveiro já fez saber que a situação deverá ficar resolvida dentro de uma semana.

Num esclarecimento prestado por escrito, o gabinete da presidência explica que a suspensão do ferry boat foi motivada pela falta de condições na estrutura de acostagem. “Considerando o avançado estado de degradação das referidas estruturas, foi necessário proceder à suspensão da circulação do ferry boat para realizar uma intervenção provisória nas defensas para a sua estabilização”, é especificado pela autarquia.

Esta operação, realça ainda a câmara, acontece numa altura em que está já em curso o procedimento público para a substituição da estrutura lateral de apoio à acostagem da embarcação.

Até que fique concluída esta reparação provisória, as ligações fluviais entre o Forte da Barra, na Gafanha da Nazaré, e a freguesia de São Jacinto são asseguradas apenas por lancha, ou seja, sem possibilidade de transporte de veículos. Para quem tem de viajar de automóvel, resta a ligação por estrada, que obriga a uma viagem de cerca de 50 quilómetros.

Um cenário que ajuda a explicar as críticas e reclamações que alguns utilizadores deste meio de transporte têm vindo a manifestar desde que foi emitido o aviso de supressão.

Sugerir correcção
Comentar