Afinal, quando mudamos de década? Em 2021

Quando ocorre a passagem de milénio, de século, de década? A discussão é cíclica, tudo porque, como dizia o cientista norte-americano Stephen Jay Gould, a sensibilidade comum não coincide com a lógica.

Foto
Harold Lloyd no filme Safety Last, de 1923 Hal Roach Studios

Gostamos muito de datas “redondas”, por isso é natural que a chegada de 2020 tenha sido assinalada com balanços sobre o que aconteceu nos últimos nove ou dez anos. Mas, calma, apenas mudaremos de década daqui a um ano, quando soarem a 12 badaladas dos relógios de despedida de 31 de Dezembro de 2020 e entrarmos, por uma fracção de segundo que seja, em 2021. Até lá, mantemo-nos na mesma década, segundo o sistema de contagem do tempo seguido actualmente no mundo ocidental, o calendário gregoriano, que tem como acontecimento central o nascimento de Jesus Cristo.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção