Ano I da era Bolsonaro deixou o poder real nas mãos do Congresso brasileiro

É na Amazónia e na protecção do ambiente que o Governo brasileiro mais tem deixado marca. A política quotidiana está nas mãos do Congresso. Ao fim de um ano no poder, as instituições têm contido o autoritarismo do ex-capitão.

Foto
Adriano Machado/REUTERS

Quando tomou posse, no primeiro dia do ano que acaba de terminar, Jair Bolsonaro fez um discurso em que se adivinhava uma mudança radical no Brasil, sob a condução do 38.º Presidente. Depois de décadas a viver sob o jugo do que ele dizia ter sido um “socialismo” que atirou o maior país da América do Sul para o caos do crime, da corrupção e da imoralidade, uma nova era se iniciaria, marcada pela ordem, disciplina, rectidão moral e prosperidade económica. Os seus opositores receavam a instauração de um regime autoritário, introdução da censura, cerceamento dos direitos e liberdades, em suma, o regresso aos tempos sombrios da Ditadura Militar, que Bolsonaro tanto elogia.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 50 comentários