Morreu o ex-director da Ópera Cómica de Berlim Harry Kupfer

Encenador dirigiu a instituição berlinense durante mais de duas décadas.

Foto
Harry Kupfer DR

O ex-director da Ópera Cómica de Berlim Harry Kupfer morreu na segunda-feira, aos 84 anos, anunciou esta terça-feira a sua agência artística.

Harry Kupfer, considerado um dos encenadores de ópera mais reputados da Alemanha, dirigiu a Ópera Cómica de Berlim durante 21 anos, entre 1981 e 2002. O artista começou a sua carreira na antiga República Democrática Alemã (RDA), tendo sido responsável pelo Teatro Nacional de Weimar e pela Ópera de Dresden.

Com o seu amigo Daniel Barenboïm, chefe de orquestra israelo-palestiniano, organizou entre 1992 e 2002 um festival dedicado ao compositor alemão Richard Wagner (1813-1883). Depois da sua saída da direcção da Ópera Cómica de Berlim, Harry Kupfer continuou a sua carreira como encenador de óperas no estrangeiro, nomeadamente em cidades como Sydney (Austrália), Barcelona (Espanha) e Helsínquia (Finlândia). Voltou este ano, na Primavera, à Ópera Cómica de Berlim para encenar o seu último espectáculo, Poro, de Georg Friedrich Haendel.

Em comunicado, o actual director-geral e artístico da Ópera Cómica de Berlim, Barrie Kosky, destacou o “instinto artístico excepcional”, a “apaixonada forma de comunicar” e o “grande amor pelo detalhe e ritmo” de Harry Kupfer.

Sugerir correcção
Comentar