Mensagem de Ano Novo de Marcelo será emitida às 13h

Mensagem de Ano Novo será emitida por volta da hora do almoço e não do jantar, como é costume.

Foto
Mensagem deverá ser emitida a partir da Ilha do Corvo Miguel Manso

Ao contrário do que é habitual, a mensagem de Ano Novo do Presidente da República será divulgada na quarta-feira, dia 1 de Janeiro, à uma da tarde e não à hora do jantar, como foi tradição em anos anteriores, confirmou o PÚBLICO com a Presidência da República. Marcelo Rebelo de Sousa deverá passar o reveillon na Ilha do Corvo, nos Açores, e regressar a Lisboa no primeiro dia do ano. Alguns partidos já anunciaram que reagirão à mensagem ao início da tarde. O CDS fala às 15h; o PS marcou a reacção de Carlos César para as 15h em Ponta Delgada, ou seja, 16h de Lisboa; o PCP também prevê reagir às 16h na sede da Soeiro Pereira Gomes.

De acordo com a agência Lusa, o Presidente da República mantém os planos para fazer a passagem de ano no Corvo, apesar do alerta de mau tempo, com chuva e vento. “Neste momento não há nenhuma alteração de planos, mantendo-se o programa conforme previsto”, adiantou fonte de Belém à Lusa.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê mau tempo nos Açores no fim do ano devido à passagem de uma superfície frontal fria. Em comunicado, o IPMA informou que se prevê muita nebulosidade e períodos de chuva, com rajadas de vento até 100 quilómetros por hora, a partir de terça-feira nas ilhas das Flores e Corvo.

De acordo com a grelha de programação da RTP, a mensagem durará 15 minutos e é emitida antes do Jornal da Tarde. A hora escolhida deverá significar uma quebra nas audiências, uma vez que a mensagem não será transmitida no chamado horário nobre. Das listas de programação das três televisões de sinal aberto, apenas o canal público reservou um slot para a mensagem, ao passo que SIC e TVI só têm indicação de que a essa hora transmitem o noticiário da hora do almoço.

Olhando para os dados das audiências desde 2013 disponibilizadas pela Marktest/Mediamonitor com base em informação da Gfk, a mensagem de Marcelo que teve mais espectadores foi a de 2018, quando RTP, SIC e TVI a transmitiram em simultâneo às 20h: o discurso de oito minutos foi visto por 2,75 milhões de pessoas. Este ano, a emissão foi seguida por 765 mil espectadores na RTP1 às 21h - o único canal que a transmitiu.

Olhando um pouco mais para trás, a primeira mensagem de Marcelo depois de chegar a Belém foi emitida pela RTP1 e registou 638 mil espectadores. Ainda assim, teve mais sucesso que a última mensagem de Cavaco Silva como Presidente da República, que em 2016 foi visto por 467 mil pessoas na RTP1. Em 2015, no arranque de ano de legislativas, tinha tido 694 mil espectadores.

Em 2014, a cinco meses de terminar o programa de ajustamento da troika, a mensagem de Cavaco Silva fora vista por um total de 2,361 milhões de espectadores quando transmitida em simultâneo pela RTP1 (769 mil) e pela TVI (1,592 milhões). No ano anterior passara apenas na RTP1 e tivera 482 mil espectadores.

Sugerir correcção
Comentar