Vacina do rotavírus pode não entrar no Programa Nacional de Vacinação em Outubro

A directora-geral da Saúde diz que ainda há muito pouca evidência científica sobre quais poderão ser os grupos de crianças que podem beneficiar de uma vacina que só protege crianças até aos dois anos de idade e que só pode ser dada entre as seis semanas e os seis meses de vida. Se não houver uma conclusão definitiva até Outubro, a sua entrada no PNV será adiada.

Foto
daniel rocha

Na semana passada anunciou-se a entrada de mais três vacinas no Programa Nacional de Vacinação (PNV) - a vacina do HPV para os rapazes nascidos a partir de 2009 quando completem dez anos de idade; a vacina contra a meningite B será alargada a todas as crianças e será aplicada em três doses: dois, quatro e 12 meses e a vacina contra o rotavírus, que não será universal, mas apenas para grupos de risco. Graça Freitas explicou agora que a falta de evidência científica sobre a vacina do rotavírus pode vir a adiar a sua entrada no PNV já em Outubro de 2020.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar