Os anos 20 que vão ser já foram?

De que nos serve ler as notícias do dia com cem anos de desfasamento? Em parte, para ver como é parecido o tempo de ontem com o de hoje. Por outro lado, para ver como é diferente.

No dia 31 de dezembro de 1919, a última edição do ano do jornal The New York American publicava na sua última página um cartoon com o título: “Mais um indesejável.” A imagem mostrava o Ano Velho a embarcar num transatlântico enquanto o Tio Sam, símbolo dos EUA, com o bebé Ano Novo ao colo, se despede dele alertando-o: “Ei, ó velho! Não deixes cá as tuas bagagens! Leva toda essa tralha velha contigo! Não a deixes aqui.” As “bagagens” são umas malas e sacos que estão à beira do cais com etiquetas que dizem: “alto custo de vida”, “greves”, “propaganda revolucionária” e, por último, “gripe” — e não era de uma gripe qualquer que se tratava, mas da epidemia da gripe espanhola que matara dezenas de milhões de pessoas nos anos anteriores.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 4 comentários