Palavra de ordem: motivar para a leitura

É importante que os adultos — pais, professores, bibliotecários — alimentem o entusiasmo da leitura com o seu próprio entusiasmo em ler e isso será difícil se eles próprios não forem leitores.

Foto

Saíram recentemente os resultados do PISA 2018, tendo a comunicação social realçado alguns dados relacionados com a leitura. Assim, ficámos a saber que um terço dos alunos de 15 anos só lê se for obrigado, considerando a leitura uma perda de tempo. Os resultados confirmam ainda que “não saber ler” é o principal factor de retenção no 2.º ano de escolaridade. Se o verbo ler é como o verbo amar e não suporta o imperativo, como refere Daniel Pennac, há muitas actividades e algumas atitudes que poderão promover um percurso facilitador da motivação para a leitura.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar