Há um programa que ajuda a encontrar emprego. Três perfis de quem “agarrou a oportunidade”

Desde o ano passado que o Incorpora colocou 1056 pessoas em postos de trabalho, mais de 900 estavam em risco de exclusão social. Em colaboração com o Instituto do Emprego e Formação Profissional ajuda jovens que nem estudam, nem trabalham, ex-toxicodependentes ou pessoas com deficiência. Carlos Carreiro está numa empresa de bricolage, André Semedo num hotel e Ana Póvoas na cantina de um hospital. “A pessoa tem que querer. Se não quiser não há programas, nem técnicos que ajudem.”

Foto
Do topo do prédio onde trabalha em pleno centro de Lisboa, André Semedo consegue ver ao longe o bairro onde mora, o Casal da Mira, na Amadora Francisco Romão Pereira

É a mãe de Carlos Carrreiro quem abre o portão do quintal, segurando na trela do cão que ladra. A casa, uma moradia, fica no bairro da Cova da Moura, Amadora. Vivem ali há 35 anos. Aos 62, Carlos Carreiro não conseguia encontrar emprego. Com uma limitação motora, escreveu a várias entidades à procura. Tinha acabado o seu contrato de emprego-inserção como escriturário administrativo numa associação. Já antes, ficara sem trabalho.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários