Novo Presidente da Argélia escolhe Abdelaziz Djerad para primeiro-ministro

Manifestantes que não aceitam eleição de Tebboune também não devem acolher o novo Governo.

,2019 protestos argelinos
Fotogaleria
Abdelmadjid Tebboune Reuters/Ramzi Boudina
Fotogaleria
Reuters/RAMZI BOUDINA

O novo Presidente da Argélia, Abdelmadjid Tebboune, nomeou Abdelaziz Djerad para o cargo de primeiro-ministro.

Professor de Ciência Política na Universidade de Argel, Djerad “foi encarregado de constituir um novo governo” na sexta-feira, segundo a televisão pública argelina.

O novo primeiro-ministro já exerceu funções públicas, tendo sido nomeadamente secretário-geral da Presidência da República (1993-1995) e secretário-geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros (2001-2003).

Foi igualmente director da escola nacional de administração (ENA), de 1989 a 1992.

Djerad sucede no cargo a Sabri Boukadoum, ministro dos Negócios Estrangeiros que foi nomeado interinamente para a chefia do executivo depois da demissão de Noureddine Bedoui a 19 de Dezembro, dia da tomada de posse do novo Presidente.

Abdelmadjid Tebboune, antigo ministro e chefe de Governo do contestado ex-Presidente Abdelaziz Bouteflika, foi eleito à primeira volta nas presidenciais de 12 de Dezembro.

A eleição foi amplamente boicotada, com cerca de 60% de abstenção, e é contestada pelo movimento popular “Hirak” que desde Fevereiro exige nas ruas o desmantelamento do sistema político, no poder desde a independência do país em 1962.

A nomeação visa apaziguar a revolta das ruas, que levaram à queda de Bouteflika. A população tem-se mantido na rua considerando a eleição de Tebboune ilegítima e é pouco provável que aceite o novo Governo que nomeou. 

Sugerir correcção
Comentar