Morreu Sue Lyon, a actriz que nunca deixou de ser Lolita

Ficou marcada para sempre pelo papel desempenhado no filme de Stanley Kubrick, adaptação da obra Lolita do escritor Vladimir Nabokov. Tinha 73 anos.

Foto
Sue Lyon como Lolita

A actriz americana Sue Lyon, que foi a protagonista de Lolita (1962) há quase seis décadas, o controverso filme que se tornaria num clássico de Stanley Kubrick baseado na obra do mesmo nome do escritor Vladimir Nabokov, morreu esta quinta-feira, em Los Angeles, aos 73 anos. As causas da morte, que foi conhecida este sábado, não foram avançadas.

A actriz, nascida em 1946, foi notada por Stanley Kubrick durante a participação no The Loretta Young Show, tinha então 15 anos. Foi aí que o cineasta a escolheu para desempenhar o papel da adolescente de 12 anos que protagoniza Lolita, adaptação da obra de Nabokov, que inclusive aprovou a escolha, descrevendo-a como a “ninfa perfeita”. Tal como o livro, também o filme haveria de ficar marcado pela polémica, por narrar a paixão de um homem de meia-idade (no filme a interpretação cabe a James Mason) pela rapariga em idade juvenil.

Depois desse filme, a actriz haveria de participar em obras como A Noite da Iguana (1964) de John Huston ou Sete Mulheres (1966) de John Ford, mas a sua vida haveria de ficar marcada para sempre por aquele papel, tão icónico, quanto perturbador ou incómodo. O seu último papel foi no filme de terror Alligator – O Jacaré Gigante de 1980.

Depois disso praticamente desapareceu da vida pública, assegurando na altura da despedida que de Hollywood não guardava boas recordações. Sobre a sua personagem mais célebre haveria de dizer que era “neurótica e patética, só se interessava por si mesma. Dava-me pena.”

Sugerir correcção
Ler 2 comentários