O dia em que o Reino Unido decidiu encolher a União Europeia

Nada será como antes depois do referendo do “Brexit”. Em seis décadas de integração e alargamento nunca a construção europeia se tinha feito a subtrair, só a adicionar. Como disse Donald Tusk, então presidente do Conselho Europeu, a UE estava perante um momento “grave, até mesmo dramático”. Este é o 16.º trabalho da Série 20 Dias Que Marcaram a Década

Foto
Toby Melville/REUTERS

As rolhas das garrafas de champanhe já tinham saltado quando o inconcebível aconteceu: depois de as sondagens à boca das urnas terem projectado a vitória do Remain no referendo sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia, a fastidiosa contagem dos votos revelou outro resultado. A reviravolta consumou-se durante a madrugada e confirmou-se às primeiras horas da manhã: quando o sol nasceu, já valia a decisão dos 51,9% dos eleitores britânicos que escolheram deixar o clube para, como gostam de dizer, “go it alone”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 14 comentários